Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

As doenças do aparelho digestório e do fígado representam causas frequentes de internação hospitalar em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Julgue o item, acerca dessas afecções. A litotripsia por ondas de choque extracorpóreas (LOCE) associada ao uso de sais biliares (como o ácido quenodesoxicólico) representa a estratégia terapêutica de primeira escolha para o tratamento de pacientes sintomáticos com diagnóstico de calculose biliar, segundo as mais atuais evidências científicas.

A
CERTO
B
ERRADO
A obesidade é um importante fator de risco para doenças não transmissíveis; é importante para o médico implementar ações de prevenção e de promoção da saúde, dentre elas, orientar a perda de peso. Considere as afirmações abaixo: I - A perda de peso em indivíduos hipertensos é, geralmente, acompanhada da redução da pressão arterial, o que pode acarretar em redução da necessidade de medicação anti-hipertensiva. II - O sobrepeso está associado à diminuição da tolerância à glicose; a perda de peso para pacientes com diabetes tipo 2 pode refletir em uma menor necessidade de medicação hipoglicemiante. III - A apneia do sono é comum entre obesos e é apontada como fator de risco independente para doenças cardíacas. Quais estão corretas?
Paciente de 54 anos, casada, VII Gesta Para (6 partos normais), agenda consulta no ambulatório de ginecologia por sangramento genital persistente, que adquiriu odor fétido nos últimos 2 meses. Ao exame ginecológico especular, o colo uterino tinha anatomia alterada em virtude de lesão vegetante, sangrante ao toque da pinça de Cherron. Ao toque bimanual, o útero e ovários tinham volumes normais, esperados para a idade da paciente. Ao toque retal havia um abaulamento extrínseco anterior, e o paramétrio estava fortemente endurecido, com nodulações até a pelve óssea. Submetida à biópsia dirigida do colo uterino, o resultado foi de carcinoma epidermoide invasivo.
Paciente de 24 anos, sexo feminino, portadora de lúpus eritematoso sistêmico, é admitida na Unidade de Emergência queixando-se de dispneia de repouso. Ao exame físico, apresenta taquicardia, pulso filiforme, estase jugular +++/4, PA - 90/40 mmHg, bulhas cardíacas hipofonéticas e ausculta pulmonar com murmúrio vesicular globalmente diminuído discretamente. A principal hipótese diagnóstica é:
Nos casos de tratamento de um paciente idoso com delirium, muitas vezes é necessária a realização de sedação. Obedecendo aos critérios de medicamento de alta potência e pouca interferência em parâmetros vitais, a melhor escolha é feita com:
Compartilhar