Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

As doenças do aparelho digestório e do fígado representam causas frequentes de internação hospitalar em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Julgue o item, acerca dessas afecções. A litotripsia por ondas de choque extracorpóreas (LOCE) associada ao uso de sais biliares (como o ácido quenodesoxicólico) representa a estratégia terapêutica de primeira escolha para o tratamento de pacientes sintomáticos com diagnóstico de calculose biliar, segundo as mais atuais evidências científicas.

A
CERTO
B
ERRADO
Associe o envolvimento renal com as doenças em questão: 1. Mulher com rash em borboleta, FAN positivo e síndrome nefrótica. PA = 110 x 60. 2. Homem de 54 anos, com sinusites de repetição, esclerite e proteinúria de 1,2 g/L em 24h. C3 e C4 são normais. 3. Criança de 12 anos com rash purpúrico em membros inferiores após vacinação por rubéola. Hematúria microscópica e dor abdominal. 4. Mulher com FAN positivo, creatinina de 2,9 mg/dl, PA de 190 x 110 mmHg e hematúria. 5. Homem de 50 anos que teve um episódio anterior de mononeurite multiplex ficando com a mão direita em garra. PA de 220 x 110 mmHg. Parcial de urina e creatinina normais. A- Poliarterite nodosa, B- Granulomatose de Wegener, C- Lúpus com glomerulonefrite classe V da OMS, D- Lúpus com glomerulonefrite classe IV da OMS, E- Púrpura de Henoch-Schönlein.
Com relação à torção testicular é CORRETO afirmar:
A conduta indicada para recém-nascido, logo após o nascimento, filho de mãe com tuberculose pulmonar abacilífera, em tratamento há 30 dias, com esquema tríplice, de acordo com as Normas Nacionais de Controle da Tuberculose, é:
Quanto às hérnias lombares, marque a afirmativa correta:
Compartilhar