Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

As doenças do aparelho digestório e do fígado representam causas frequentes de internação hospitalar em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Julgue o item, acerca dessas afecções. O uso imediato de medicamentos que induzem vasoconstrição esplâncnica (terlipressina e octreotídeo, por exemplo) é recomendado em pacientes com hemorragia digestiva alta secundária à hipertensão portal, especialmente em casos em que o exame endoscópico tiver sua realização retardada.

A
CERTO
B
ERRADO
Com relação às drogas para o tratamento do tabagismo relacione as colunas: A- Bupropiona B- Vareniclina C- Clonidina D- Terapia de reposição da Nicotina 1- Risco de convulsões. 2- Deve ser introduzida tão logo o paciente pare de fumar. 3- Suspensão abrupta pode ocasionar crise hipertensiva. 4- Reduz a satisfação de fumar por efeito antagonista ao da nicotina.
Paciente, sexo feminino, 38 anos de idade, submetida à videolaparocolecistectomia por colecistolitíase, cursa, logo após a extubação no centro cirúrgico, com rigidez do masseter e cianose. Dados vitais, pulso: 140 bpm, frequência respiratória: 36 ipm, temperatura axilar: 41ºC. Ao monitor cardíaco, o ritmo era taquicardia supraventricular. Gasometria arterial mostrava acidose mista. Lactato arterial: 5,0. O tratamento específico para o caso em questão é:
Paciente masculino 28 anos, trabalhador em construção civil, sofre queda de terceiro andar. Ao chegar à emergência estava obnubilado e não respondia às solicitações verbais. Seus sinais vitais eram estáveis e foram observadas, à palpação, fratura de cinco arcos costais à esquerda e movimentos respiratórios paradoxais. O Rx de tórax não mostrou pneumotórax ou hemotórax mas apresentava contusão pulmonar. O procedimento correto é:
Pré–escolar de 3 anos, com diagnóstico de asma grave e pneumonia de repetição é encaminhado a centro de referência para imunobiológicos especiais, para vacinação complementar. Seu esquema de imunização básica está completo. As vacinas que deverão ser indicadas, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, são:
Compartilhar