Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

As duas questões 24 e 25 referem-se ao caso clínico abaixo: Menina de 11 anos de idade é trazida à unidade de saúde pela mão com queixas de fluxo vaginal que mancha suas roupas intimas. A mãe relata secreção em pequena quantidade, sem odor, não irritativa, não pruriginosa. Na avaliação ginecológica, vulvoscopia sem sinais inflamatórios, hímen intacto, presença de pêlos na região pubiana recobrindo a linha média. Na avaliação da mama, apresenta elevação da mama e da papila, sem separação dos contornos as aréola e da mama. Qual a provável etiologia do fluxo vaginal apresentado pela paciente?

A
Vulvovaginite inespecífica
B
Vulvovaginite específica por Enterobius vermicularis
C
Vulvovaginite específica por Candida albicans
D
Vulvovaginite específica por Gardnerella vaginalis
E
Leucorreia fisiológica
É CORRETO afirmar em relação ao quadro clínico do Transtorno Depressivo Maior: I - São critérios fundamentais para o seu diagnóstico: humor deprimido e/ou falta de interesse e motivação e anedonia. II - Delírios de culpa e de ruína podem fazer parte do quadro clínico da depressão psicótica. III - Sintomas de irritação, mau humor, não fazem parte do quadro de depressão.
A Alfafetoproteína (AFP) é uma proteína dominante no plasma fetal e sua dosagem durante o pré-natal tem sido utilizada no rastreamento de algumas complicações fetais por que:
São fatores sistêmicos que interferem na cicatrização de partes moles, EXCETO:
Homem, 23 anos, tem diarreia profusa há 60 dias, emagrecimento e dor abdominal. Exame proctológico mostra múltiplas fissuras anais em localização atípica com enantema e friabilidade da mucosa do reto distal. Colonoscopia também demonstra mucosa edemaciada e friável ao nível cecal, onde são feitas biópsias. Em relação a esta situação clínica, são apresentadas as seguintes assertivas: I. Fístulas intestinais com a pele e órgãos vizinhos é uma complicação esperada neste caso. II. O risco de carcinoma colorretal neste indivíduo é igual ao da população em geral. III. O achado de granulomas não caseosos no material da biópsia, apesar de raro, faz o diagnóstico de tuberculose intestinal. Qual é a alternativa correta?
Compartilhar