Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

As duas questões 24 e 25 referem-se ao caso clínico abaixo: Menina de 11 anos de idade é trazida à unidade de saúde pela mão com queixas de fluxo vaginal que mancha suas roupas intimas. A mãe relata secreção em pequena quantidade, sem odor, não irritativa, não pruriginosa. Na avaliação ginecológica, vulvoscopia sem sinais inflamatórios, hímen intacto, presença de pêlos na região pubiana recobrindo a linha média. Na avaliação da mama, apresenta elevação da mama e da papila, sem separação dos contornos as aréola e da mama. Qual a provável etiologia do fluxo vaginal apresentado pela paciente?

A
Vulvovaginite inespecífica
B
Vulvovaginite específica por Enterobius vermicularis
C
Vulvovaginite específica por Candida albicans
D
Vulvovaginite específica por Gardnerella vaginalis
E
Leucorreia fisiológica
Um recém-nascido a termo foi diagnosticado com artéria umbilical única. Com vinte e quatro horas de vida, não foi observado o reflexo vermelho dos seus olhos, mas foi constatada a saturação de oxigênio no membro superior direito de 85%. Com quarenta e oito horas de vida, o médico assistente observou icterícia até o nível dos joelhos e maculopápulas de limites imprecisos distribuídos de forma centrípeta. Ainda nesta fase, notou-se, que a criança não havia eliminado mecônio, nem apresentava vômitos. O médico reviu o exame físico, observando que o ânus era tópico e pérvio ao toque retal. Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir. A saturação de oxigênio em 85% no membro superior direito do paciente indica a presença de shunt pulmonar-aórtico e a possibilidade de cardiopatia congênita crítica.
Em pacientes com síndrome de Down, a radiografia de articulação atlantoaxial deve ser realizada em posição de:
Quais tipos de malformação são mais comumente encontradas quando da realização do exame ultrassonográfico morfológico fetal em torno de 20 a 24 semanas?
Sra. Clotilde, 80 anos, é submetida à cirurgia de emergência para tratamento de ruptura de aneurisma de aorta abdominal. No terceiro dia de pós-operatório queixa-se de dor de forte intensidade em flanco esquerdo e apresenta diarreia mucossanguinolenta. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar