Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Pediatria Geral

As duas questões 24 e 25 referem-se ao caso clínico abaixo: Menina de 11 anos de idade é trazida à unidade de saúde pela mão com queixas de fluxo vaginal que mancha suas roupas intimas. A mãe relata secreção em pequena quantidade, sem odor, não irritativa, não pruriginosa. Na avaliação ginecológica, vulvoscopia sem sinais inflamatórios, hímen intacto, presença de pêlos na região pubiana recobrindo a linha média. Na avaliação da mama, apresenta elevação da mama e da papila, sem separação dos contornos as aréola e da mama. Quanto ao exame físico da paciente e segundo os estágios da Tenner, amelhor classificação para a paciente descrita é:

A
pode ser classificada como m1 e está iniciando a pubarca
B
pode ser classificada como M2 e está iniciando a pubarca
C
pode ser classificada como M3 e provavelmente ainda não passou pela menarca
D
pode ser classificada como M3 e provavelmente já passou pela menarca
E
pode ser classificada como M4 e já passou pela pubarca e pela menarca
O neurotransmissor e a região do sistema nervoso central mais fortemente implicados na etiopatogenia do delirium são:
As complicações clínicas mais comuns entre pacientes com bulimia nervosa incluem:
Os novos padrões de funcionamento dos Serviços de Atenção Obstétrica e Neonatal estão previstos na Resolução ANVISA/MS Nº 36, de 3 de julho de 2008, e alguns dispositivos que envolvem a forma como as atividades são desempenhadas devem ser adotados até 1º de dezembro de 2008. A finalidade dos dispositivos a serem adotados no prazo estipulado é:
Um paciente de 60 anos, masculino, ex-tabagista de 1 maço de cigarro por dia durante 40 anos, com diagnóstico de câncer de pulmão, procura o serviço de saúde de sua região com sintomas característicos de Síndrome de Veia Cava Superior. Todas as alternativas abaixo compõem essa síndrome, EXCETO:
Compartilhar