Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

As especificações técnicas abaixo estão relacionadas ao registro de pacientes com suspeita de morte encefálica (silêncio elétrico-cerebral). Qual delas NÃO pode ser adotada como critério de morte encefálica?

A
Testar a reatividade do paciente a estimulação (vigorosa) externa.
B
Utilização de sensibilidade de pelo menos 2 uV/mm.
C
Registro do eletroencefalograma por pelo menos 10 minutos.
D
Utilizar distância inter-eletrodos de pelo menos 10 cm (ou “dupla-distância”).
E
Realização do registro por técnico em eletroencefalografia treinado e experiente no procedimento.
Em pacientes com fibrilação atrial, qual dos fatores abaixo indicados NÃO se associa com risco aumentado de acidente tromboembólico?
Paciente chega à sala de emergência de hospital sem serviço de hemodinâmica, com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio com supradesnivel do segmento ST, com 4 ho­ras de evolução da dor. Em qual das situações abaixo, seria possível indicar a aplicação de trombolítico?
Médico residente sofreu acidente punctório ao realizar gasometria em paciente internado na emergência. Havia feito 3 doses da vacina contra hepatite B há 3 anos, mas nunca fizera teste para anti-HBs. Em razão do acidente, procurou atendimento imediato no serviço de medicina Ocupacional, onde realizou os seguintes exames: anti-HBS, anti-HBC Igm, HBS-Ag, anti-HIV e anti-HCV, todos negativos. Os resultados do paciente fora do acidente foram: teste rápido anti-HIV, HBS Ag, anti-HBS Igm e anti-HCV negativos e anti-HBS superior a 100 mUI/ml. Qual a conduta mais adequada?
Com relação à secreção biliar:
Compartilhar