Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

As especificações técnicas abaixo estão relacionadas ao registro de pacientes com suspeita de morte encefálica (silêncio elétrico-cerebral). Qual delas NÃO pode ser adotada como critério de morte encefálica?

A
Testar a reatividade do paciente a estimulação (vigorosa) externa.
B
Utilização de sensibilidade de pelo menos 2 uV/mm.
C
Registro do eletroencefalograma por pelo menos 10 minutos.
D
Utilizar distância inter-eletrodos de pelo menos 10 cm (ou “dupla-distância”).
E
Realização do registro por técnico em eletroencefalografia treinado e experiente no procedimento.
Criança de 45 dias de vida, previamente hígida e recebendo aleitamento materno com exclusividade, é atendida no pronto atendimento com história de vômitos persistentes, sem febre ou diarreia. A criança está irritada e desidratada. Os seus exames complementares mostram pH: 7,15, bicarbonato: 11, ureia: 45 mg/dL, creatinina: 0,4mg/dL, Na: 115 mEq/L e K: 5,9 mEq/L. As evidências acima indicam que a causa mais provável desse quadro clinico é:
Um recém-nascido com 30 semanas de idade gestacional e com peso de 1.200 gramas estava irritado e recusando o leite materno. No terceiro dia de internação na unidade de terapia intensiva neonatal, iniciou com dieta enteral. Após 4 dias, apresentou náuseas, vômitos e resíduo gástrico de aspecto bilioso. Evoluiu para distensão abdominal e evacuação de fezes com sangue. A radiografia simples de abdome mostrava significativa distensão de alças e pneumatose intestinal. O mais provável diagnóstico para esse recém-nascido é:
No caso de uma ecocardiografia de um recém-nascido que confirma o diagnóstico pré-natal de uma cardiopatia congênita denominada Tetralogia de Fallot, pode-se afirmar que:
Durante o trabalho em uma plantação de alfaces, um homem de 36 anos sofre um acidente com extenso ferimento, deixando exposta uma fratura da extremidade distal da tíbia. Ao exame físico, observa-se grande sangramento na região do ferimento, mas com boa perfusão dos artelhos. Qual dos seguintes esquemas de antibióticos é o mais adequado nessa situação?
Compartilhar