Questões na prática

Ortopedia

As fraturas de clavícula podem ser localizadas no 1/3 externo, no 1/3 médio e no 1/3 interno. As fraturas do 1/3 médio quando apresentam desvio, o fragmento proximal é tracionado pela ação de qual músculo? Assinale a afirmativa verdadeira:

A
O músculo trapézio e o desvio do fragmento proximal para baixo e para frente, o deltoide levanta o fragmento distal.
B
O músculo trapézio traciona o fragmento proximal para cima e anteriormente e a gravidade puxa o distal para baixo.
C
O músculo esternocleidomastoideo traciona o fragmento proximal para superiormente e anteriormente enquanto o fragmento distal cai para trás devido a gravidade e a tração do Músculo Peitoral Menor.
D
O músculo esternocleidomastódeo traciona o fragmento proximal para superior e posterior enquanto o fragmento distal cai para frente devida a ação da gravidade e a tração do Músculo Peitoral Maior.
E
O músculo trapézio traciona para cima e para posterior o fragmento proximal enquanto o músculo esternocleidomastoideo traciona juntamente com o peitoral maior e menor o fragmento distal para baixo.
Mulher de 30 anos apresenta histerossalpingografia com dilatação de ambas as tubas. Refere ter tido duas internações por doença inflamatória pélvica (DIP). Os agentes mais comuns encontrados nesta afecção são:
Recém-nascido pré-termo de 34 semanas, asfíxico, apresenta anúria há 30 horas. Neste caso, a causa provável é insuficiência renal:
A alta prevalência da hipertensão arterial sistêmica e a importância de seu controle para a redução do risco cardiovascular tornam o atendimento ao paciente hipertenso uma das principais demandas da atenção primária à saúde. Na avaliação de um paciente, é sinal indicativo da presença de uma possível causa secundária de hipertensão:
Dermatomiosite é associado com:
Compartilhar