Questões na prática

Ortopedia

As fraturas expostas associadas à lesão vascular são classificadas como tipo III c de Gustillo. Nessas fraturas, a lesão vascular está frequentemente associada a perdas ósseas, a falta de cobertura das partes moles e também a lesões neurológicas. Com relação à abordagem terapêutica dessas fraturas, é correto afirmar:

A
Apesar da gravidade das lesões, os índices de indicação de amputação do segmento envolvido são menores do que 5%.
B
Na fratura da tíbia, a lesão complexa de partes moles associada à ruptura do nervo tibial posterior é indicação praticamente absoluta de amputação.
C
Deve-se tentar sempre o tratamento cirúrgico e a manutenção do membro mesmo em situações de grave perda óssea e de cobertura cutânea, pois a amputação deve ser realizada em um segundo ou terceiro tempo.
D
Nos membros inferiores, a angiografia é sempre indicada, mesmo que o nível de lesão esteja evidente.
E
O reparo da lesão vascular deve preceder a estabilização do esqueleto.
O principal agente de Bronquiolite Viral Aguda na infância é o VSR, que tem as seguintes características, EXCETO que:
Ao receber laudo sugerindo presença de HPV em lâmina de citopatológico de colo uterino, acredita-se que foi encontrado o seguinte achado citológico para tal diagnóstico:
O aumento da população idosa é um fenômeno que vem ocorrendo também nos países em desenvolvimento. Uma vez que essa população frequentemente necessita de várias medicações para o tratamento das doenças crônico-degenerativas, há grande preocupação médica com os riscos de interações entre medicamentos e nutrientes em indivíduos idosos. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Paciente sofre acidente automobilístico, com queimadura de face e trauma torácico. É atendido em hospital de urgência. Após oito horas do atendimento inicial, a oximetria de pulso marca 80% com dificuldade respiratória. A causa mais provável é:
Compartilhar