Questões na prática

Ortopedia

As fraturas expostas associadas à lesão vascular são classificadas como tipo III c de Gustillo. Nessas fraturas, a lesão vascular está frequentemente associada a perdas ósseas, a falta de cobertura das partes moles e também a lesões neurológicas. Com relação à abordagem terapêutica dessas fraturas, é correto afirmar:

A
Apesar da gravidade das lesões, os índices de indicação de amputação do segmento envolvido são menores do que 5%.
B
Na fratura da tíbia, a lesão complexa de partes moles associada à ruptura do nervo tibial posterior é indicação praticamente absoluta de amputação.
C
Deve-se tentar sempre o tratamento cirúrgico e a manutenção do membro mesmo em situações de grave perda óssea e de cobertura cutânea, pois a amputação deve ser realizada em um segundo ou terceiro tempo.
D
Nos membros inferiores, a angiografia é sempre indicada, mesmo que o nível de lesão esteja evidente.
E
O reparo da lesão vascular deve preceder a estabilização do esqueleto.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso clínico abaixo: Primigesta de 16 anos, que não realizou pré-natal, procurou a emergência com febre, calafrios, sangramento vaginal moderado e mal-estar. Relatou ter provocado aborto com a ajuda de uma amiga há 2 dias. Ao exame, apresentava taquicardia (120 bpm), ausculta cardíaca e respiratória normais, pressão arterial de 76/40 mmHg e cianose de extremidades. Ao exame ginecológico, constataram-se bolsa rota e presença de restos fetais. Imediatamente foram instituídas antibioticoterapia e reposição de volume. A eliminação dos restos placentários foi induzida com ocitocina. Seis horas após a chegada, a paciente apresentou parada cardiorrespiratória sem resposta à medicação e às manobras de ressuscitação. Trata-se de um caso de mortalidade........., que tem como causa imediata ......... e como causa básica .......... .
Em alguns indivíduos, o processo de cicatrização pode evoluir para cicatrizes alargadas , hipertróficas ou queloides. Todos os fatores abaixo influenciam negativamente o processo de cicatrização, exceto:
Homem de 63 anos, assintomático, em revisão urológica de rotina, apresentou PSA de 3,6 ng/ml. O exame digital retal evidenciou próstata de consistência normal, com peso estimado em 30g. A ultrassonografia transretal com biopsia demonstrou neoplasia intraepitelial prostática (PIN) em 1 de 12 fragmentos. Qual a conduta mais adequada?
Em relação ao tratamento farmacológico dos transtornos de ansiedade, assinale a assertiva correta:
Compartilhar