Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

As indicações de hospitalização em pacientes queimados são, exceto:

A
Queimaduras de 2º grau com superfície corporal queimada (SCQ) superior a 15% nos adultos ou 10% em crianças.
B
Queimaduras de 3º grau com mais de 5% de SCQ.
C
Queimaduras de 1º grau com intensa formação de flictenas.
D
Queimaduras que acometem vias aéreas, face e períneo.
E
Queimaduras elétricas quando pode existir extensa destruição dos planos profundos com alterações do equilíbrio ácidobásico e mioglobinúria.
Um homem de 65 anos chega para avaliação com dor no ombro direito de 7 meses de evolução, com piora recente.Ele refere ser nadador há vários anos na categoria senior, com treinamento regular relativamente intenso. Refere que o ombro direito tem doído na braçada estilo livre (crawl) já há 7 meses, mas que, há uma semana, sentiu uma forte dor no mesmo ombro ao pegar o neto no colo. Desde então, tem tido dificuldade de fazer a abdução do membro superior direito e até mesmo dormir sobre esse lado. Ao exame físico, apresenta dor na mobilização do membro superior direito, com dificuldade de manter a abdução do ombro no plano lateral a 30 graus. A manobra de Jobe é positiva à direita. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
São afirmativas verdadeiras sobre os tumores de pâncreas, EXCETO:
Mulher de 60 anos de idade está desanimada, apática e anorética. Refere inchação nas pernas e anemia. Há 15 dias vem tomando medicação para depressão sem melhoras. Fez uso de sulfato ferroso para anemia e também sem resultado. Faz uso de laxativo devido à constipação intestinal. Ao exame físico: pele fria, amarelada e ressecada, rarefação da metade distal das sobrancelhas, descorada ++/4+. Tireoide indolor e com aumento de volume. FC de 60 bpm, PA 150 X 100 mmHg e edema duro pré-tibial. Reflexos profundos diminuídos. Os exames laboratoriais mostram anemia normocítica e normocrômica, colesterol de 300 mg%. T4 livre de 0,4 ng/dl (0,7 - 1,8); TSH de 23,6 mcUI/ml (0,3 - 5) e anti-TPO de 800 UI/I. Em relação a hipótese diagnóstica mais provável, qual a informação está INCORRETA:
Sobre a torção testicular, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar