Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

As indicações de toracotomia em lesões agudas torácicas são fundamentadas em achados físicos, evidências aos exames de imagem e no curso clínico do paciente. Assinale a situação que não exige a realização de procedimento cirúrgico sempre que diagnosticada.

A
Pneumomediastino.
B
Tamponamento cardíaco.
C
Demonstração de lesão traqueal.
D
Toracotomia traumática (perda de substância da parede do tórax).
E
Embolismo de projétil significante para o coração ou artéria pulmonar.
Paciente do sexo feminino de 24 anos vem à consulta urológica com um histórico prévio de dor lombar esquerda há cerca de 1 ano. Refere quadros de infecção urinária de repetição, os quais “nunca curaram com antibiótico” (sic). Relata que apresenta pelo menos 4 episódios de infecção urinária por ano desde os 16 anos de idade. No exame físico, apresenta discreto desconforto à palpação da loja renal esquerda. Traz consigo uma tomografia computadorizada de um mês atrás que mostra um cálculo coraliforme parcial (envolvendo a pelve renal e os cálices inferior e médio) do lado esquerdo, com 3,2 cm no maior eixo, com discreta hidronefrose. Rim direito normal, bexiga normal. Não se evidenciam cálculos no ureter. Considerando que atualmente a paciente não apresenta infecção urinária e seus exames laboratoriais são normais, qual é a melhor opção de tratamento?
A insuficiência venosa crônica ( IVC) ou varizes de membros inferiores é uma queixa comum, na população em geral, e pode se apresentar desde pequenas veias varicosas discretamente assintomáticas até insuficiência venosa crônica grave. Com relação a essa patologia, é CORRETO afirmar que:
A presença, no exame radiológico, de pneumatoceles, derrame pleural e abscesso pulmonar, em lactente com broncopneumonia e estado geral comprometido, é indicativa de infecção causada mais provavelmente por:
Droga de escolha para o tratamento da faringite estreptocócica:
Compartilhar