Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

As medidas preventivas para doenças cardiovasculares podem ser dividas em farmacológicas e não-farmacológicas, sendo estas últimas indicadas para todos os pacientes. As alternativas abaixo trazem algumas informações que podem ser passadas aos pacientes e alguns cuidados que o médico deve ter ao prescrevê-las. Assinale a associação mais correta:

A
A ingestão leve a moderada de bebidas alcoólicas pode estar associada à menor incidência de doenças cardiovasculares, entretanto, a ingestão excessiva é fator de rico para acidente vascular cerebral, fibrilação atrial e insuficiência cardíaca.
B
A prática de atividade física promove efeito protetor para doenças cardiovasculares, entretanto, deve haver a avaliação cardiorrespiratória de esforço antes do início da prática rotineira de exercícios físicos.
C
Para o abandono do tabagismo, diversas intervenções farmacológicas e não-farmacológicas possuem efeito comprovado, entretanto, a prescrição medicamentosa não está indicada para pacientes com escore de Fargerstrom maior que 5
D
O uso de estatinas reduz os níveis séricos de colesterol e os eventos cardiovasculares, entretanto, sua prescrição deve ser precedida de exames de transaminases (TGO e TGP) e CK total, que devem ser repetidos cada vez que houver acréscimo da dose da medicação.
E
Não há associação entre influenza e doença arterotrombótica, entretanto há indicação de vacinação contra influenza para os pacientes com doença cardiovascular estabelecida ou com perfil de risco cardiovascular.
Ainda em relação ao paciente anterior, 8 semanas após introdução do esquema-retroviral, o paciente passa a apresentar linfadenomegalia generalizada, com gânglios grandes com 4 cm de diâmetro , móveis, com consistência elástica, principalmente, em cadeias cervicais,axilares, e mediastinais. Os exames realizados 4 semanas após a introdução do esquema antiretroviral, mostravam contagem de CD4 = 200 células/mm e cv = abaixo do limite mínimo de detecção. A principal hipótese diagnóstica e tratamento são:
Em relação aos distúrbios ventilatórios, a Capacidade Vital Forçada (CVF) e o Volume Expiratório Forçado no Primeiro Segundo (VEF1) reduzidos são encontrados:
Mulher, com 35 anos de idade, há cerca de 1 ano refere intensa dor pélvica crônica que se acentua durante o período menstrual e melhora com anti-inflamatórios. É tercigesta , teve 3 cesárias e fez laqueadura durante o último parto, há 8 anos.Teve 4 parceiros sexuais no último ano. Ao exame físico, observa-se útero de tamanho normal, retrovertido, pouco móvel e com dor à mobilização do colo. Qual deve ser a primeira hipótese diagnóstica?
Mulher jovem com quadro de corrimento vaginal espesso e purulento, cuja análise microbiológica mostrou a presença de diplococos Gram-negativos agrupados aos pares no interior de leucócitos. Pensando no agente etiológico, qual deve ser o tratamento?
Compartilhar