Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

As medidas preventivas para doenças cardiovasculares podem ser dividas em farmacológicas e não-farmacológicas, sendo estas últimas indicadas para todos os pacientes. As alternativas abaixo trazem algumas informações que podem ser passadas aos pacientes e alguns cuidados que o médico deve ter ao prescrevê-las. Assinale a associação mais correta:

A
A ingestão leve a moderada de bebidas alcoólicas pode estar associada à menor incidência de doenças cardiovasculares, entretanto, a ingestão excessiva é fator de rico para acidente vascular cerebral, fibrilação atrial e insuficiência cardíaca.
B
A prática de atividade física promove efeito protetor para doenças cardiovasculares, entretanto, deve haver a avaliação cardiorrespiratória de esforço antes do início da prática rotineira de exercícios físicos.
C
Para o abandono do tabagismo, diversas intervenções farmacológicas e não-farmacológicas possuem efeito comprovado, entretanto, a prescrição medicamentosa não está indicada para pacientes com escore de Fargerstrom maior que 5
D
O uso de estatinas reduz os níveis séricos de colesterol e os eventos cardiovasculares, entretanto, sua prescrição deve ser precedida de exames de transaminases (TGO e TGP) e CK total, que devem ser repetidos cada vez que houver acréscimo da dose da medicação.
E
Não há associação entre influenza e doença arterotrombótica, entretanto há indicação de vacinação contra influenza para os pacientes com doença cardiovascular estabelecida ou com perfil de risco cardiovascular.
São dados laboratoriais úteis no diagnóstico de esferocitose hereditária, exceto:
S.N.M., 17 anos, GIPO, com feto único, vivo, com 35 semanas e 4 dias, foi internada no Hospital Universitário com pressão arterial 170 X 120 mmHg, após apresentar crise convulsiva tonicoclônica generalizada. Após realização de exames laboratoriais, observou-se plaquetas 55.000, TGO 214 UI, TGO 232 UI, DHL: 998 UI; Bilirrubina total: 7,3, Bilirrubina direta: 3,2; Bilirrubina indireta: 4,1. Na condução deste caso, a melhor alternativa é:
Na assistência ao parto pélvico, o fórcipe utilizado no desprendimento da cabeça derradeira encravada é:
Uma criança de 10 anos apresentou um quadro de febre há oito dias e posteriormente dor na articulação do joelho direito. O pediatra auscultou um sopro sistólico no foco mitral e o ecocardiograma evidenciou insuficiência mitral. A velocidade de hemossedimentação estava aumentada e as mucoproteínas foram positivas. Assinale a afirmativa que fecha sua suspeita diagnóstica:
Compartilhar