Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

As medidas preventivas para saúde mental dos profissionais médicos, são todos abaixo, exceto:

A
Psicologia medica, centrado no curso médico e do exercício da medicina.
B
Manutenção do ensino médico voltado para obrigatoriedade, deveres e punições.
C
Criação de serviços para interconsulta psiquiátrica e psicológica nos hospitais gerais.
D
Estimulo às associações de classe e de especialidade para discussão dos fatores de risco para o stress mental dos profissionais médicos.
E
Estimular formação de grupos sobre a tarefa assistencial.
Sobre doenças inflamatórias intestinais, correlacione: 1) Doença de Crohn; 2) Retocolite ulcerativa; ( ) Lesão histológica típica é o granuloma não-caseoso. ( ) Infiltrado inflamatório intestinal transmural. ( ) Proctocolectomia total é curativa. ( ) Lesões "salteadas", envolvimento assimétrico do intestino e aparência em "pedras de pavimentação". ( ) É a que mais frequentemente se associa à colangite esclerosante. ( ) Anticorpos anca-p presentes em 75% dos paciente com esta doença. A sequência correta é:
Um lactente do sexo masculino com um mês e dez dias de vida, vem encaminhado de outro serviço com quadro de choro intenso e movimentação limitada em membro superior direito. Houve uma única consulta de pré-natal aos dois meses de gestação. Ao exame físico, também se observou descamação nas palmas das mãos e plantas dos pés, além da palpação de fígado a 3,5 cm do RCD e baço a 2 cm do RCE. O exame radiológico evidenciou periostite em úmero direito. A melhor terapêutica, neste caso, é:
A infecção pelo herpes vírus humano tipo 6 (HHV-6) causa uma das doenças exantemáticas em pediatria. Nessa infecção,
Um paciente obeso, hipertenso controlado com vasodilatadores, alcoolista, não diabético, trabalha 16 horas por dia como vendedor em um bar da periferia. Refere ter no final do dia pernas que incham e pela manhã estão livres do edema. Há 4 dias, pela tarde, iniciou mal-estar geral caracterizado por dor no corpo, principalmente lombar, associando a dor na cabeça. Algumas horas depois apresentava febre alta e calafrios sendo necessário o agasalhamento. Esta situação se seguiu de dor em queimação intensa na perna esquerda, precedida de prurido, e o local se tornou avermelhado, em uma grande placa circinada que envolvia a região desde o pé até próximo do joelho. Houve aumento do volume da perna. Refere que surgiram adenopatias inguinais e se formaram bolhas, sem sangue, na região eritematosa. No caso clínico anterior, que fator pode ser considerado determinante para o aparecimento do quadro clínico febril?
Compartilhar