Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

As mordeduras podem complicar-se com infecções graves, consequentes à grande variedade e alta concentração de bactérias na boca. O antimicrobiano de primeira escolha para a maioria das mordeduras é:

A
Cefazolina.
B
Amoxicilina-clavulanato.
C
Aminoglicosídeo.
D
Metronidazol.
E
Vancomicina.
Menino de 5 anos frequenta a escola infantil, brinca com outras crianças, veste-se sozinho, expressa ideias próprias e preferências. Ao exame, apresenta IMC no escore Z acima do +3. Em relação ao caso, analise as afirmativas: I. A avaliação pondero-estatural do menino está adequada. II. Os marcos do desenvolvimento são adequados para esta faixa etária. III. O teste de Denver II é uma ferramenta útil para triar globalmente o desenvolvimento desta criança. Está / estão correta (s) a (s) afirmativa (s)
Criança com 8 meses de vida vem apresentando redução do apetite e pouco ganho ponderal. Ao exame físico apresenta bom estado geral, ativo, cooperante, porém com importante palidez cutâneo-mucossa; fígado a 3 cm do rebordo costal direito, baço não palpável, traube livre, sem outras anormalidades no exame físico. História pré e perinatais sem intercorrências, porém apresentou icterícia fisiológica. É alimentado com leite de vaca desde o 4° mês de vida. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Paciente com 1 ano e 6 meses chega ao pronto-socorro, às 2 horas da manhã, com história de tosse ladrante, seca, intensa e dispneia súbita. A mãe relata que já havia ficado internada, aos 4 meses de idade, devido à crise de tosse e “chiado no peito”. A paciente está com esforço respiratório intenso, estridor inspiratório, sem febre e discreta cianose de mucosa oral. Assinale a alternativa correta.
Paciente do sexo masculino, de 64 anos de idade, relata 2 anos de evolução de dor distal em membros inferiores, desencadeada aos esforços. A dor inicia após 300 metros de deambulação no plano e alivia ao repouso. História de hipertensão arterial em uso de propranolol e dislipidemia em uso de rosuvastatina. Ao exame apresenta cianose distal de membros inferiores e pulsos pediosos e poplíteos reduzidos. Em relação ao caso é correto afirmar que:
Compartilhar