Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Endocrinologia

As pancreatites agudas possuem uma ampla variabilidade de gravidade clínica e prognóstico associado, havendo desde quadros de apresentação mais branda, com bom prognóstico, até quadros muito graves, de elevadíssima mortalidade. Ao longo das quatro últimas décadas, diversos critérios e escalas, como a escala de Ranson, a classificação de Balthazar, o escore APACHE II e as dosagens de interleucinas tem sido aplicados ou especificamente desenvolvidos com o fim de estratificar a gravidade e definir o prognóstico dos pacientes vitimados por tal condição. Abaixo são listadas cinco opções de critérios prognosticadores, sendo que uma delas NÃO representa um dos critérios incluídos na escala de Ranson. Assinale esta opção.

A
Hiperamilasemia sérica.
B
Leucocitose no hemograma.
C
Sequestro hídrico aumentado.
D
Queda do hematócrito.
E
Hiperglicemia.
Mãe refere que seu filho de 10 meses está com um desvio do olho direito para dentro nas últimas semanas, e mostra uma foto dele onde nota-se o brilho do olho direito parecendo um "olho de gato". Qual a conduta mais apropriada?
A causa mais comum de sangramentos em crianças é:
Paciente, sexo feminino, 58 anos, pele negra, fumante, sobrepeso, com histórico de vertigem posicional benigna, apresenta-se ao Pronto Socorro referindo "tontura", perda de sentido espacial, zumbido, perda auditiva leve e dores na região os ouvidos, pescoço e laringe. Refere outros episódios como o de hoje, mas nunca com essa intensidade. Abandonou o tratamento medicamentoso ministrado anteriormente por falta de recursos. No exame neurológico, o limiar para condução aérea e óssea da vibração de 256 Hz de um diapasão está aumentado no lado esquerdo. O diagnóstico mais provável é:
No exame oftalmológico pelo pediatra verificou-se a presença de um folículo elevado no limbo, cercado por intensa hiperemia conjuntival. A causa dessa doença é frequentemente associada com blefaroconjuntivite crônica estafilocócica. O diagnóstico provável é:
Compartilhar