Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Endocrinologia

As pancreatites agudas possuem uma ampla variabilidade de gravidade clínica e prognóstico associado, havendo desde quadros de apresentação mais branda, com bom prognóstico, até quadros muito graves, de elevadíssima mortalidade. Ao longo das quatro últimas décadas, diversos critérios e escalas, como a escala de Ranson, a classificação de Balthazar, o escore APACHE II e as dosagens de interleucinas tem sido aplicados ou especificamente desenvolvidos com o fim de estratificar a gravidade e definir o prognóstico dos pacientes vitimados por tal condição. Abaixo são listadas cinco opções de critérios prognosticadores, sendo que uma delas NÃO representa um dos critérios incluídos na escala de Ranson. Assinale esta opção.

A
Hiperamilasemia sérica.
B
Leucocitose no hemograma.
C
Sequestro hídrico aumentado.
D
Queda do hematócrito.
E
Hiperglicemia.
Cláudia, 15 anos, procurou seu médico de família com queixa de acne. Cláudia refere que a acne a incomoda muito, pois sente-se feia. Ao examiná-la, o médico encontrou peso: 50 Kg, estatura: 1,58 cm, Tanner M4P4, presença de comedões, pápulas eritematosas e pústulas. Após a leitura do caso acima assinale a alternativa CORRETA:
Mariana, 13 anos, chega ao ambulatório queixando-se de "dor no joelho", preocupada em participar da maratona para qual vem se preparando "há meses". O exame físico revela dor mal localizada na face anterior do joelho direito, sem sinais flogísticos, crepitações ou quaisquer outros sinais. A radiografia não evidenciou anormalidades. Com base na principal hipótese diagnóstica, é CORRETO afirmar que:
Que composição tem a maior parte dos cálculos coraliformes?
Paciente com 30 anos, masculino, hígido, subitamente apresenta quadro de dor abdominal em cólica, acompanhado de distensão abdominal e vômitos fecaloides. Nega qualquer intervenção cirúrgica abdominal prévia. O provável diagnóstico e o exame padrão-ouro a ser solicitado para comprovação são:
Compartilhar