Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

As patologias malignas da tireoide são comumente classificadas como neoplasias de baixo grau, embora possam se manifestar de forma agressiva em alguns subtipos. Baseado nestas informações, marque o item correto.

A
Em cerca de 10% dos carcinomas papilíferos de tireoide podemos prever multicentricidade.
B
O carcinoma folicular é a segunda neoplasia mais comum da tireoide, com uma maior incidência em homens abaixo dos 50 anos.
C
A variante folicular de células de Hürtle tende a incidir em idades mais avançadas, geralmente com 60 a 70 anos de idade.
D
No carcinoma medular as neoplasias desenvolvem-se nas células foliculares, cujo marcador tumoral de seguimento é a tireoglobulina.
E
O carcinoma anaplásico é uma forma agressiva de neoplasia da tireoide comumente restrita à glândula e mais incidente em jovens.
Recém-nascido de três dias de vida apresenta cianose acentuada que melhora com uso de prostaglandina E1. O exame físico revela sopro contínuo em região infraclavicular esquerda, sopro sistólico de regurgitação em área tricúspide e B2 hipofonética em área pulmonar. O ECG mostra um eixo de QRS em -30º além de sobrecarga atrial direita e ventricular esquerda. O diagnóstico mais provável é:
Relacione corretamente os dados maternos com as manifestações clínicas no recém-nascido e assinale a alternativa correta. A) Coxsackie vírus. B) Lúpus eritematoso sitêmico. C) Rubéola. D) Diabetes mellitus. / I. Miocardiopatia hipertrófica. II. Bloqueio atrioventricular total. III. Miocardite congênita. IV. Persistência do canal arterial. (A) A II, B II , C III, D IV. (B) A III, B IV, C I, D II. (C) A III, B II, C IV, D I. (D) A IV, B II, C III, D I. (E) A II, BI, C IV, D III. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é
Assinale a alternativa correta em relação ao calendário básico de imunização preconizado pelo Ministério da Saúde:
Estima-se que pelo menos 65% dos idosos brasileiros sejam hipertensos. Considerando o tratamento clínico e/ou farmacológico do idoso hipertenso, é correto afirmar que:
Compartilhar