Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

As patologias malignas da tireoide são comumente classificadas como neoplasias de baixo grau, embora possam se manifestar de forma agressiva em alguns subtipos. Baseado nestas informações, marque o item correto.

A
Em cerca de 10% dos carcinomas papilíferos de tireoide podemos prever multicentricidade.
B
O carcinoma folicular é a segunda neoplasia mais comum da tireoide, com uma maior incidência em homens abaixo dos 50 anos.
C
A variante folicular de células de Hürtle tende a incidir em idades mais avançadas, geralmente com 60 a 70 anos de idade.
D
No carcinoma medular as neoplasias desenvolvem-se nas células foliculares, cujo marcador tumoral de seguimento é a tireoglobulina.
E
O carcinoma anaplásico é uma forma agressiva de neoplasia da tireoide comumente restrita à glândula e mais incidente em jovens.
Uma bactéria (sp) pode se tornar resistente à cefalosporina por alterações bioquímicas, como:
No manejo dos sintomas de dor num paciente masculino, de 71 anos, com angina estável crônica, é correto afirmar:
Em quadro clínico de colestase com colúria, acolia fecal, prurido e aumento de Gama GT e FA, quais das doenças apresentam colestase intra-hepática?
Um homem de 67 anos com enfisema relata piora da dispneia e tosse produtiva com expectoração purulenta. Seu VEF1 é 45% e uma gasometria arterial de 2 meses atrás mostrava PaO2 de 53 mmHg, com PaCO2 normal. Além de parar de fumar, qual outra intervenção pode aumentar a sobrevida desse paciente?
Compartilhar