Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Doenças Respiratórias

As principais ações de atendimento na Atenção Primária à Saúde são realizadas através dos 'Programas de Saúde'. Assinale a alternativa que corresponde ao objetivo desses programas.

A
Combinar atendimentos feitos em consultas médicas individuais com grupos educativos.
B
Organizar diversas ações e atividades articuladas, levando em consideração aspectos epidemiológicos, grupos de maior risco ou agravos relevantes à saúde da população-alvo.
C
Orientar os médicos em relação ao agendamento das consultas, como é o caso do pré-natal.
D
Simplificar o atendimento de forma a baratear o custo das ações de saúde e torná-las acessíveis à população.
E
Desenvolver atividades capazes de resolver prioritariamente os problemas relacionados às doenças infecciosas, como a tuberculose, por exemplo.
Paciente de 25 anos apresenta aumento recente e indolor do volume testicular. Realizado ecografia que demonstrou lesão hipoecóica homogênea sugestivo de seminoma. A respeito dos tumores testiculares pode-se afirmar:
Criança, 7 anos, refere quadro de coriza nasal, dor e incômodo na garganta há cerca de cinco dias. Nega febre e mialgia. A mãe observou algo na garganta e levou ao atendimento. Na oroscopia foi observado um ponto branco único em amígdala direita e hiperemia de amígdalas. Qual a conduta indicada?
João Pedro, 17 anos, estava jogando futebol e teve um trauma na região distal da coxa direita, evoluindo com dor, mas sem prejuízo da marcha. Após uma semana, queixou-se de aumento de volume da coxa e dor que foi piorando progressivamente, sem sinais de aumento de temperatura local. Houve discreta melhora dos sintomas com a utilização de AINEs, mas não houve diminuição do volume. A amplitude de movimento do quadril e do joelho estava normal. O exame de radiografia mostrou a presença de uma reação periosteal e neoformação óssea com adensamento do osso do canal medular e cortical. Com base no caso clínico, as principais hipóteses diagnósticas são:
Escolar, 7 anos, masculino, é encaminhado para avaliação do pediatra. Segundo a professora, a criança tem dificuldade de concentração. Ao avaliar o menor, você desconfia que se trate de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Dentre as alternativas abaixo, é CORRETO afirmar:
Compartilhar