Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

As queimaduras são uma importante causa de morbidade e de mortalidade, entre as causas acidentais, em crianças. Podemos afirmar que:

A
as queimaduras de segundo grau atingem a epiderme e porções variáveis da derme e do subcutâneo, sendo extremamente dolorosas.
B
as queimaduras de terceiro grau comprometem toda a epiderme e a derme, sendo pouco dolorosas ou indolores.
C
a estimativa da área comprometida pela queimadura pode ser feita pela regra dos nove em toda a infância, até a adolescência.
D
na abordagem inicial das queimaduras deve-se cobrir toda a área queimada, independentemente da extensão, com tecidos limpos e secos e sobre eles compressas úmidas e frias (não geladas).
E
pela fórmula de Parkland, apropriada para a ressuscitação hídrica intravenosa, devem ser oferecidos 20 ml/kg/% área queimada, em 8 horas.
A Endoscopia Digestiva Alta (E.D.A.) é um procedimento amplamente usado em crianças para diagnóstico de patologias do Tubo Digestivo Superior. São indicações para a EDA em crianças, exceto:
Paciente G3P2A0 (2 partos vaginais), 38 semanas de gestação, é admitida na sala de parto com diagnóstico de descolamento prematuro de placenta. Ao exame: PA 90 x 50 mmHg, pulso 98 bpm e FR 18 mrp.Toque: colo dilatado 5 cm, bolsa íntegra, +1 de De Lee, cefálico em “ODP”, BCF 102 bpm. A melhor conduta materno-fetal para resolução da gestação é:
Cistos de Naboth são encontrados em paciente que previamente apresentou:
Primigesta com 32 semanas de idade gestacional foi internada com pressão arterial de 160/110 mmHg (após 30 minutos de repouso) e sintomas de cefaleia e escotomas. Trouxe exame de proteinúria de 3 g em 24 horas. À cardiotocografia, o feto mostrou-se reativo. Foi realizada amniocentese, a qual revelou teste de Clements positivo. Qual a conduta mais adequada?
Compartilhar