Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

As queimaduras são uma importante causa de morbidade e de mortalidade, entre as causas acidentais, em crianças. Podemos afirmar que:

A
as queimaduras de segundo grau atingem a epiderme e porções variáveis da derme e do subcutâneo, sendo extremamente dolorosas.
B
as queimaduras de terceiro grau comprometem toda a epiderme e a derme, sendo pouco dolorosas ou indolores.
C
a estimativa da área comprometida pela queimadura pode ser feita pela regra dos nove em toda a infância, até a adolescência.
D
na abordagem inicial das queimaduras deve-se cobrir toda a área queimada, independentemente da extensão, com tecidos limpos e secos e sobre eles compressas úmidas e frias (não geladas).
E
pela fórmula de Parkland, apropriada para a ressuscitação hídrica intravenosa, devem ser oferecidos 20 ml/kg/% área queimada, em 8 horas.
Um escolar de 7 anos, vítima de trauma abdominal fechado, apresenta-se hipotenso após receber uma expansão de 20 mL/kg de soro fisiológico. A melhor conduta nesta situação é:
Uma mãe fica muito preocupada ao receber a notícia que seu filho de 3 anos é portador de anemia falciforme. Ela procura tirar todas as suas dúvidas com o médico, mas este, equivocadamente, lhe diz:
Há mais de 100 tipos de HPV (vírus do papiloma humano). A vacina contra o HPV, recentemente licenciada para uso, contém os tipos 6, 11, 16 e 18. É correto afirmar que:
Há evidências ou consenso geral de que as drogas abaixo são benéficas no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva com diminuição da fração de ejeção de ventrículo esquerdo, EXCETO:
Compartilhar