Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

As queimaduras são uma importante causa de morbidade e de mortalidade, entre as causas acidentais, em crianças. Podemos afirmar que:

A
as queimaduras de segundo grau atingem a epiderme e porções variáveis da derme e do subcutâneo, sendo extremamente dolorosas.
B
as queimaduras de terceiro grau comprometem toda a epiderme e a derme, sendo pouco dolorosas ou indolores.
C
a estimativa da área comprometida pela queimadura pode ser feita pela regra dos nove em toda a infância, até a adolescência.
D
na abordagem inicial das queimaduras deve-se cobrir toda a área queimada, independentemente da extensão, com tecidos limpos e secos e sobre eles compressas úmidas e frias (não geladas).
E
pela fórmula de Parkland, apropriada para a ressuscitação hídrica intravenosa, devem ser oferecidos 20 ml/kg/% área queimada, em 8 horas.
Quanto à relação entre compressões torácicas e ventilação na reanimação cardiorrespiratória, é correto afirmar que:
A formação de varizes de esôfago e a ocorrência de sangramento varicoso em pacientes portadores de cirrose na forma sinusoidal e pós-sinusoidal estão relacionadas, respectivamente, a valores do gradiente de pressão porta a partir de:
Senhor de 40 anos, há 12 horas, relata tremores, náusea, tontura, palpitações e sudorese fria. Negou uso prévio de medicações ou doenças físicas. Relatou uso de álcool e tabaco diariamente, sendo que o último uso foi há 16 horas. Negou uso ou abuso de outras substâncias. Optou-se apenas por hidratar e após 4 horas evoluiu com alucinações visuais, onde relatava estar vendo cobras e aranhas. O diagnóstico mais provável é:
Vinícius, 65 anos, obeso, tabagista, portador de hérnia inguinal Nyhus tipo IVA, foi submetido a correção cirúrgica pela técnica de Lichtenstein com raque anestesia e opioide para analgesia. A cirurgia foi bastante trabalhosa devido dificuldades técnicas. No pós-operatório não conseguiu urinar, apresentando bexigona, sendo necessário sondagem de alívio. Qual a provável etiologia desta retenção urinária:
Compartilhar