Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

As queimaduras são uma importante causa de morbidade e de mortalidade, entre as causas acidentais, em crianças. Podemos afirmar que:

A
as queimaduras de segundo grau atingem a epiderme e porções variáveis da derme e do subcutâneo, sendo extremamente dolorosas.
B
as queimaduras de terceiro grau comprometem toda a epiderme e a derme, sendo pouco dolorosas ou indolores.
C
a estimativa da área comprometida pela queimadura pode ser feita pela regra dos nove em toda a infância, até a adolescência.
D
na abordagem inicial das queimaduras deve-se cobrir toda a área queimada, independentemente da extensão, com tecidos limpos e secos e sobre eles compressas úmidas e frias (não geladas).
E
pela fórmula de Parkland, apropriada para a ressuscitação hídrica intravenosa, devem ser oferecidos 20 ml/kg/% área queimada, em 8 horas.
Paciente, 43 anos de idade, há 1 dia com cólica lombar esquerda de forte intensidade, irradiando para fossa ilíaca esquerda, acompanhada de náuseas e vômitos. Há 12h com febre e queda do estado geral. Procura pronto-socorro onde realizou exames laboratoriais: leucograma mostrando 18.000 leucócitos e desvio à esquerda, proteína C reativa = 327 mg/dL, além de tomografia de abdômen e pelve, que mostrou cálculo ureter esquerdo, de 9 mm, com hidronefrose a montante e borramento da gordura perirrenal; rim com boa perfusão, sem sinais de abscesso. Qual deve ser a principal conduta, após iniciar antibioticoterapia de amplo espectro?
Um homem de 75 anos de idade foi atendido no posto de saúde com história de dor abdominal tipo cólica de leve a moderada intensidade há cerca de um mês. Referiu que apresentava hematoquezia há cerca de três meses e que, há duas semanas, notou tumor na fossa ilíaca esquerda de +/- 10 cm de diâmetro. Negou febre e referiu astenia e perda de cerca de 10% de seu peso habitual nos últimos dois meses. Negou antecedentes familiares de neoplasias, diabetes e doenças cardiológicas. Considerando esse caso e a hipótese diagnóstica de câncer no cólon, assinale a alternativa CORRETA:
O diagnóstico de choque séptico é feito em um paciente com sepse quando:
O aumento de alfa-fetoproteína no sangue está associado a:
Compartilhar