As questões 31 e 32 referem-se ao CASO CLÍNICO descrito abaixo.
CASO CLÍNICO: Homem de 62 anos, grande fumante, normotenso e com índice de massa corporal de 32, apresenta os seguintes resultados de exames: Ureia: 80 mg%; Creatinina:3,2 mg%; Hematócrito: 28%; Colesterol total: 320mg%; HDL: 28; LDL: 170; EAS sem proteína, glicose, hemácias ou leucócitos. Que exame complementar, dentre os abaixo, você indicaria para tentar reforçar a hipótese diagnóstica sugerida:
A
Duplex Scan das artérias renais
B
Pesquisa de eosinófilos na urina
C
Biópsia renal per cutânea
D
Proteinúria em urina de 24 h
E
Urocultura
Outras questões
Crianças que apresentam ataques severos de enxaqueca, ou estado enxaquecoso ( cefaleia persistente por mais de três dias), e que não respondem ao tratamento agudo convencional da enxaqueca, podem beneficiar-se da utilização de:
Paciente de 6 meses deu entrada no hospital com quadro de broncopneumonia, sendo que este era o 3º episódio desde o nascimento. Seu ganho ponderal era inadequado e sua mãe relatava que ele cansava durante as mamadas. A criança estava taquipneica, taquicárdica, pulsos finos e apresentava sopro sistólico na ausculta cardíaca. O diagnóstico provável para a criança é:
A hepatite B é causada pelo vírus da Hepatite B (VHB), um DNA vírus da família hepadnaviride. Qual dos marcadores sorológicos abaixo relacionados, quando presentes, é os mais sugestivos de uma infecção crônica:
As Vasculites são constituídas por um grande grupo de síndromes caracterizadas por inflamação e necrose da parede dos vasos sanguíneos, resultando em estreitamento ou oclusão do lúmen. Os anticorpos contra o citoplasma de neutrófilos com padrão citoplasmático, dirigidos contra a proteinase 3, uma serina protease, é mais específica para qual das doenças abaixo?