Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

As questões 31 e 32 referem-se ao CASO CLÍNICO descrito abaixo. CASO CLÍNICO: Homem de 62 anos, grande fumante, normotenso e com índice de massa corporal de 32, apresenta os seguintes resultados de exames: Ureia: 80 mg%; Creatinina:3,2 mg%; Hematócrito: 28%; Colesterol total: 320mg%; HDL: 28; LDL: 170; EAS sem proteína, glicose, hemácias ou leucócitos. Sua principal hipótese para a disfunção renal detectada seria:

A
Síndrome nefrótica
B
Glomerulonefrite crônica
C
Nefrite tubulo-intersticial
D
Rins policísticos
E
Doença renal isquêmica
Qual das condições abaixo NÃO predispõe ao carcinoma hepatocelular?
Homem de 60 anos de idade apresenta uma poliartrite simétrica de mãos há três semanas. Ele relata que vinha sofrendo dor de intensidade progressiva em região de coluna lombar há três meses. Os resultados dos exames laboratoriais mostram anemia, VSH = 50 mm/1ª hora, hipercalcemia, hipergamaglobulinemia e fator reumatóide positivo. O exame radiológico da coluna revela intensa osteopenia. Nesse caso, o provável diagnóstico é:
Durante o seu trabalho na unidade básica de saúde, você é contatado de emergência em virtude de um acidente: uma mulher de 35 anos acaba de ser atacada por um cão da raça pitbull, que resultou em mordeduras profundas nas mãos e antebraços. As pessoas que vieram ao seu socorro conseguiram conter o animal com pauladas. Desde então, o animal está desaparecido. No atendimento, você constata várias lesões inciso-contusas nas mãos e antebraços, algumas delas ultrapassando o tecido celular subcutâneo, bem próximas aos tendões das mãos e à articulação do cotovelo. O dono do pitbull, intimado a prestar esclarecimentos, alega que o cão é saudável, bem cuidado e vacinado anualmente contra a raiva. Ao avaliar a mulher, além da vacinação básica, a última dose de vacina antitetânica relatada foi aos 14 anos. Além de cuidados adequados com os ferimentos, a conduta mais adequada em relação ao caso seria (raiva humana/tétano/infecção secundária à mordedura):
As variáveis consideradas para direcionar e indicar manobras de reanimação de RN na sala de parto são:
Compartilhar