Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

As questões 31 e 32 referem-se ao CASO CLÍNICO descrito abaixo. CASO CLÍNICO: Homem de 62 anos, grande fumante, normotenso e com índice de massa corporal de 32, apresenta os seguintes resultados de exames: Ureia: 80 mg%; Creatinina:3,2 mg%; Hematócrito: 28%; Colesterol total: 320mg%; HDL: 28; LDL: 170; EAS sem proteína, glicose, hemácias ou leucócitos. Que exame complementar, dentre os abaixo, você indicaria para tentar reforçar a hipótese diagnóstica sugerida:

A
Duplex Scan das artérias renais
B
Pesquisa de eosinófilos na urina
C
Biópsia renal per cutânea
D
Proteinúria em urina de 24 h
E
Urocultura
Pacientes que apresentam claudicação intermitente têm os seguintes sintomas, com exceção de:
Paciente do sexo masculino, 6 meses de vida, dá entrada no pronto socorro apresentando dor e distensão abdominal associada a vômitos há 1 dia. Mãe refere que o paciente alimentava-se normalmente (leite integral em pó e "massa de macaxeira") até o início dos sintomas. Nega febre. Ao exame físico, a paciente se encontra chorosa (choro paroxístico), desidratada e levemente dispneica. Seu abdome é distendido, de difícil palpação devido a dor. Palpa-se com dificuldade estrutura semelhante a massa alongada em flanco e hipocôndrio direito. Ruídos hidroaéreos aumentados em volume e frequência. Após o toque retal, a paciente apresentou episódio de diarreia com sangue, em "geleia de framboesa". Assinale a alternativa INCORRETA:
Considerando os intervalos recomendados entre doses de vacinas, assinale a alternativa correta:
No paciente oncológico, a cirurgia contribui para a deterioração progressiva do estado nutricional pelos seguintes fatores, EXCETO:
Compartilhar