Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

As seguintes manifestações clínicas e laboratoriais constituem critérios diagnósticos de Lúpus Eritematoso Sistêmico, EXCETO:

A
fotossensibilidade
B
queda de cabelos
C
pleurite
D
psicose
E
anti-SM positivo
Ao examinar um recém-nascido na sala de parto você identifica a ectoscopia lesões cutâneas pústulas superficiais, algumas rotas com colarinho de descamação fina, por vezes com mancha hiperpigmentada central e maculas hiperpigmentadas. Qual a sua principal hipótese diagnóstica?
A mãe de Junior está aflita porque ela não pode ir a qualquer lugar sem ele. A separação na hora de dormir tem sido complicada com choros e acessos de raiva. O pediatra explica que esta fase é descrita como de reaproximação e que representa uma reação ao crescente conhecimento da possibilidade de separação. Este período do desenvolvimento da criança inicia-se quando a criança atinge:
Criança com 9 anos de idade apresenta febre irregular, associada a emagrecimento progressivo, palidez cutâneo-mucosa e hepatoesplenomegalia. Possui quadro clínico arrastado, com mais de dois meses de evolução associado ao comprometimento do estado geral. Os exames complementares estão alterados e, no exame sorológico, os títulos de anticorpos específicos são elevados. O diagnóstico inicial de suspeição seria:
A leucemia aguda ocorre cerca de 14 vezes mais frequentemente em crianças com Síndrome de:
Compartilhar