Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

As técnicas de reprodução assistida estão cada vez mais sendo utilizadas em nosso país, com bastante sucesso em casos selecionados. Em relação à legislação brasileira sobre as técnicas de reprodução assistida, é correto afirmar que:

A
É proibida a gravidez de substituição (barriga de aluguel) em qualquer situação
B
A seleção do sexo do embrião a ser implantado só é permitida em situações de risco de doenças ligadas ao sexo
C
O número de embriões a serem transferidos não pode exceder a 6
D
Os doadores de gametas podem ser membros da família ou conhecidos pela receptora
E
Não é permitida a fertilização in vitro com uso de espermatozoides de homens HIV positivos
Para qual das pacientes menopausadas abaixo citadas você indicaria terapia hormonal? Referência: ROTINAS EM GINECOLOGIA - Fernando Freitas e cols. Climatério.
De acordo com as normas do Ministério da Saúde, o tratamento indicado para um escolar com pneumonia, internado com febre, vômitos e tiragem intercostal é:
Qual das seguintes glomerulopatias NÃO cursa com redução de complemento sérico?
Paciente de 25 anos procurou atendimento com médico com náuseas, vômitos, icterícia, dor abdominal em hipocôndrio D e febre de instalação há cinco dias. Durante esse período fez uso de paracetamol e vários anti-inflamatórios para alívio da febre. Os exames laboratoriais mostram: HBsAg negativo, Anti-HbC IgM negativo, Anti-HbC IgG positivo, Anti-Hbs positivo, anti-HVA IgG positivo, TGP 500 U/L (limite superior da normalidade: 40 U/L), TGO 346 U/L (limite superior da normalidade: 36 U/L). O ultrassom abdominal é compatível com hepatomegalia. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar