Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

As tireoidites são processos inflamatórios da glândula que comumente cursam com hipotireoidismo. Com relação às tireoidites, marque o item correto.

A
Na tireoidite supurativa aguda, os pacientes apresentam uma tumefação difusa na região cervical e dor súbita associada à febre e perda de peso.
B
O tratamento com esteroides e hormônio adrenocorticotrópico é eficaz para alívio dos sintomas de tireoidite subaguda.
C
A tireoidite de Riedel é uma patologia rara que se manifesta como um processo inflamatório agudo limitado à glândula e que não responde ao tratamento com reposição de hormônio tireoidiano.
D
O hipotireoidismo é um fenômeno inicial dos sintomas da tireoidite de Hashimoto decorrentes do processo inflamatório da glândula.
E
Não se conhece bem o mecanismo imunológico resultante dos efeitos da tireoidite de Hashimoto, nem a formação dos anticorpos antitireoidianos.
No diagnóstico das lesões ósseas, um fator importante é sua localização no osso. Qual das alternativas abaixo apresenta lesões que, caracteristicamente, se localizam na epífise de ossos longos?
Assinale a alternativa correta:
Em caso de Síndrome Coronariana Aguda sem supradesnivelamento do segmento ST, aponte o fator que não é considerado fator preditor de alto risco:
Com base na premissa abaixo, responda a questão a seguir. Médicos socorristas, plantonistas de prontos-socorros ou mesmo qualquer clínico podem se defrontar em algum momento com situações psiquiátricas de emergência e precisarão fazer uma avaliação mínima para conseguir dar um encaminhamento adequado para aqueles quadros que necessitem de maiores cuidados. Pacientes com risco ou tentativa de suicídio podem chegar a atendimento por inúmeras vias e costumam trazer alguns desafios quanto à avaliação e ao melhor encaminhamento. Assim, é importante que tenhamos alguns conhecimentos básicos acerca desse assunto. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar