Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

As tireoidites são processos inflamatórios da glândula que comumente cursam com hipotireoidismo. Com relação às tireoidites, marque o item correto.

A
Na tireoidite supurativa aguda, os pacientes apresentam uma tumefação difusa na região cervical e dor súbita associada à febre e perda de peso.
B
O tratamento com esteroides e hormônio adrenocorticotrópico é eficaz para alívio dos sintomas de tireoidite subaguda.
C
A tireoidite de Riedel é uma patologia rara que se manifesta como um processo inflamatório agudo limitado à glândula e que não responde ao tratamento com reposição de hormônio tireoidiano.
D
O hipotireoidismo é um fenômeno inicial dos sintomas da tireoidite de Hashimoto decorrentes do processo inflamatório da glândula.
E
Não se conhece bem o mecanismo imunológico resultante dos efeitos da tireoidite de Hashimoto, nem a formação dos anticorpos antitireoidianos.
Em relação à infecção urinária da criança, é CORRETO afirmar que:
RN com 37 semanas apresentando logo após nascimento um quadro clínico de desconforto respiratório leve (predominando taquipnéia = 100 ipm), e no rx tórax é visto infiltrado bilateral difuso com aumento da trama broncovascular (imagem conhecida como "coração cabeludo"). Com tratamento adequado houve melhora dos sintomas em 48h. Esse quadro clínico é compatível com:
Para o diagnóstico de hanseníase, é necessária a presença de uma ou mais das seguintes características, EXCETO:
Fármaco de escolha para o tratamento da otite média aguda, pois é seguro, bem tolerado e tem bom espectro de ação:
Compartilhar