Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

As vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde para maiores de sessenta anos são:

A
Haemophilus influenza tipo B, influenza, tétano.
B
Tétano, difteria e hepatite B.
C
Influenza, pneumococo e tétano.
D
Influenza, Haemophilus influenza tipo B e pneumococo.
E
Tétano, influenza e hepatite B.
São situações que podem simular o abdome agudo:
Lactente de 4 meses iniciou quadro de cianose labial e de extremidades que piora com o choro e durante as mamadas. Exame físico: eutrófico, eupneico, precórdio calmo, sopro rude em borda esternal esquerda. Rx tórax com área cardíaca de tamanho normal, arco médio escavado, hipofluxo pulmonar e ausência de infiltrado pulmonar. Nesse caso, a cardiopatia MAIS provável é:
A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) é uma doença sistêmica que se desenvolve nas artérias periféricas ao longo de décadas. Piora com o avançar da idade e promove limitação funcional. Está associada a alto risco de morbimortalidade cardiovascular. Ocorre mais frequentemente nos membros inferiores, e sua principal causa é a aterosclerose. A prevalência da doença, baseada em testes objetivos de vários estudos epidemiológicos, varia entre 3% a 10%, aumentando para 15% a 20% em pessoas acima de 70 anos. Qual o fator de risco está mais relacionado a esta afecção?
Mulher, 45a, obesa, refere dor no pé há 4 meses com piora progressiva. No momento apresenta dificuldade para caminhar, principalmente no período da manhã quando acorda. Parou de fazer caminhadas devido à dor. Exame físico: dor à palpação da face medial do calcanhar. O DIAGNÓSTICO E A CONDUTA SÃO:
Compartilhar