Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Em criança na idade entre 2 meses e a idade pré-escolar, com história de tosse ou dificuldade para espirrar, o sinal clínico, na ausência de sibilância, mais indicativo de pneumonia é:

A
cianose
B
batimento das asas do nariz
C
taquipneia
D
tiragem
E
gemência
Após avaliação clínica de risco cardíaco pré-operatório, um paciente portador de neoplasia prostática, 70 anos, hipertenso, com insuficiência cardíaca compensada, será submetido à prostatectomia. O paciente realiza suas atividades normalmente, sem sintomatologia ao subir escadas ou caminhar durante uma hora diariamente. Apresenta PA = 110 x 70 mmHg, eletrocardiograma sem anormalidades e ecocardiografia, feita há um mês, com fração de ejeção de 54%. Qual deve ser sua conduta?
Mulher, 64 anos, procura atendimento médico devido à queixa de visão dupla há 2 dias. NÃO é causa de diplopia biocular:
Durante consulta médica de rotina, foram identificadas as seguintes alterações ao exame físico de um escolar: pressão arterial elevada, pulsos femorais fracos e ausculta cardíaca com sopro sistólico em borda esternal esquerda. Considerando esse quadro, o diagnóstico mais provável é:
Durante sua atividade física em um parque da cidade, você presencia um colapso súbito de uma criança com 10 anos de idade que estava caminhando junto com o pai. Na avaliação inicial a criança não responde, não respira e não apresenta pulso central. A conduta imediata é:
Compartilhar