Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Assinalar a alternativa CORRETA sobre nódulo solitário de pulmão:

A
À tomografia computadorizada de tórax, o aumento densidade de um nódulo após injeção de contraste é altamente sugestivo de neoplasia maligna.
B
Punção pulmonar deve ser indicada para todos os nódulos não-calcificados.
C
Em paciente com antecedente de adenocarcinoma, a chance de um nódulo isolado de pulmão ser metastático é de 80%.
D
Os granulomas, ao contrário dos carcinomas, predominam nos lobos inferiores.
E
A localização cortical de um nódulo periférico favorece sua natureza neoplásica.
A amenorreia primária resultante de hipogonadismo hipogonadotrófico ocorre: I - quando o hipotálamo falha em secretar adequadamente o hormônio de gonadotrofinas (GnRH); II - quando a alteração da hipófise resulta em produção ou liberação inadequadas de gonadotrofinas hipofisárias; III - quando a produção ovariana de estradiol não é suficiente para fazer o feedback negativo com FSH. Qual a alternativa correta?
Januária, 24 anos, realizou, há 18 meses, cirurgia de derivação gástrica em Y de Roux por via laparoscópica devido à obesidade mórbida. No 3° dia de pós-operatório apresentou taquicardia e desconforto abdominal e, no dia seguinte, observou-se drenagem de secreção biliosa pela ferida operatória. Teve alta após o controle da complicação acima e desde então, perdeu 25 kg. Nega outras patologias. Há um mês com astenia intensa, dificuldade de deambular, sudorese e vômitos frequentes no período pós-prandial. Intolerância à ingestão de carne bovina. Nega uso de medicações. Em amenorreia há 6 meses. Ao exame ginecológico, observa-se muco cervical abundante fluido e cristalino, com filância de 8 cm. O quadro apresentado requer:
A infecção de pele e de partes moles complicadas envolve tecidos mais profundos, ou requerem intervenção cirúrgica. A infecção na presença de comorbidades médicas, como diabetes mellitus, doença renal crônica ou doença arterial periférica também definem infecção complicada. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.
Qual o exame mais indicado para investigação de paciente com suspeita de aneurisma da aorta abdominal não complicado?
Compartilhar