Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Assinalar a alternativa em que todas as informações podem ser obtidas quando da realização da manobra de Leopold-Zweifel.

A
Situação transversal, apresentação occipito-direita e posição cefálica.
B
Situação córmica, apresentação transversal e dorso inferior.
C
Situação longitudinal, apresentação pélvica e dorso à esquerda.
D
Situação cefálica, apresentação córmica e dorso superior.
E
Situação pélvica, apresentação longitudinal e dorso à direita.
Em paciente jovem com história de sinusite, hemoptise e pneumonias de repetição, o diagnóstico mais provável é:
O tratamento cirúrgico da doença hemorroidária é um procedimento doloroso e muitos estudos têm sido realizados e propostos para diminuir esta sintomatologia. Segundo as Diretrizes Médicas da Associação Médica Brasileira, o estudo experimental ou observacional de melhor consistência, que tem demonstrado menor quantidade de medicação analgésica no pós-operatório, promove uma cicatrização mais rápida da ferida operatória e permite um retorno mais precoce às atividades laborativas é a:
Um recém-nascido com 42 semanas de gestação pela DUM e com 7 semanas de gestação por ultrassom, peso de nascimento = 2.380 g (P10 = 2.541 g), comprimento = 49 cm e PC = 32 cm é classificado como:
Um jovem de 25 anos, vítima de acidente de moto sem capacete, foi levado ao pronto-socorro. Não apresenta obstrução de vias aéreas, a semiologia pulmonar é normal, apresenta pressão arterial de 180x100 mmHg, frequência cardíaca de 65 bpm, as pupilas são isocóricas e reagem lentamente à luz. O rapaz não verbaliza nem emite sons, abre os olhos ao estímulo doloroso. O braço direito tem uma deformidade e não se move ao estímulo álgico, no entanto, a mão esquerda movimenta-se em direção ao local do estímulo (músculo trapézio), tentando retirar a mão do examinador. Ambas as pernas não se movimentam ao estímulo doloroso. Seu escore na escala de coma de Glasgow é de:
Compartilhar