Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Assinalar a alternativa INCORRETA sobre anemia ferropênica.

A
Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais frequente nos 2 primeiros anos de vida.
B
É do tipo microcítica e hipocrômica.
C
A deficiência de ferro nesse tipo de anemia é uma condição exclusivamente hematológica.
D
Após o desmame, o lactente deve receber suplementação com ferro para previní-la.
E
O tratamento deve ser feito, preferencialmente, por via oral, com compostos de sais de ferro ferroso, por 6 a 8 semanas.
Menino de 7 anos apresentou mal súbito durante uma aula de judô. O instrutor, com treinamento em suporte básico de vida, verificou que a criança não respondia às "sacudidas" nem respirava. Assinale a alternativa que contém a sequência de condutas mais adequadas a serem realizadas imediatamente pelo instrutor.
Homem de 55 anos foi trazido à emergência por tremores nas mãos, na língua e náuseas. Estava hipertenso, taquicárdico e sudorético. À anamnese, referiu vir fazendo uso de 1 litro de cachaça ao dia há mais de 5 anos, estando há 3 dias sem consumir bebida alcoólica. Identificou-se que o paciente estava desidratado e com hipoglicemia. A suspeita era que os sintomas estivessem relacionados à abstinência do álcool, tendo o tratamento sido iniciado com diazepam. Qual a conduta mais adequada para este paciente?
O diagnóstico de acalasia é dado por:
Paciente feminino, 53 anos, vem ao seu consultório relatando ter sofrido trauma abdominal por acidente automobilístico há 5 dias. Iniciou a apresentar dor abdominal em andar superior do abdômen e hematêmese. Ao Rx simples de abdômen você identificou ar livre (enfisema) em retroperitônio. Sua hipótese diagnóstica é?
Compartilhar