Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Assinalar a alternativa INCORRETA sobre anemia ferropênica.

A
Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais frequente nos 2 primeiros anos de vida.
B
É do tipo microcítica e hipocrômica.
C
A deficiência de ferro nesse tipo de anemia é uma condição exclusivamente hematológica.
D
Após o desmame, o lactente deve receber suplementação com ferro para previní-la.
E
O tratamento deve ser feito, preferencialmente, por via oral, com compostos de sais de ferro ferroso, por 6 a 8 semanas.
Uma criança com cetoacidose diabética apresenta: glicemia 500 mg/dL; sódio sérico 126 mEq/L; potássio sérico 4 mEq/L; cloro 80 mEq/L; ureia 16 mEq/L; e HCO3 6 mEq/L. A conduta inicial mais apropriada nesse caso é:
Uma mulher de 26 anos de idade é examinada por conta de episódio recente de obstrução intestinal com regressão espontânea. Ao exame físico, apresenta depósitos de melanina na mucosa bucal e regiões palmares. As fezes são positivas para sangue oculto. A história familiar revela presença de pigmentos semelhantes na mãe e tia materna da paciente, ambas com quadro de dor abdominal e distensão recidivantes. A tia morreu aos 65 anos de adenocarcinoma intestinal. A mãe é viva e passa bem aos 68 anos de idade. Os exames laboratoriais: Hto 34%; Hemoglobina 11,5 g%, leucometria global 8000/mm3; Eletrólitos e exame de urina são normais. Qual das afirmações é verdadeira a respeito da paciente?
Criança do sexo feminino com 1 ano de idade apresenta quadro de febre 39°C, inapetência e vômitos. Hemograma mostra uma leucocitose com desvio à esquerda e o exame de urina tipo I mostra leucocitúria, nitrito positivo e flora bacteriana aumentada. Sua conduta será:
Paciente alcoólatra, após vômitos intensos, apresenta hemorragia digestiva alta. A hipótese diagnóstica correta é:
Compartilhar