Assinalar, dentre as condições relacionadas abaixo, aquela em que a pneumatúria é menos provável de ocorrer.
A
Diverticulite.
B
Diabetes melitus.
C
Câncer de cólon sigmoide.
D
Fratura peniana com lesão de uretra.
E
Instrumentação do trato urinário recente.
Outras questões
Em relação às doenças transmissíveis, diversas precauções são necessárias para reduzir ou evitar sua transmissão. Diferentes níveis de precaução são aplicados para diferentes agravos. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
No processo de doação e captação de órgãos de doador falecido para transplante, um dos passos primordiais é o diagnóstico de morte encefálica. De acordo com a legislação vigente, assinale a alternativa correta.
JFD, 19 anos, motoboy, deu entrada na unidade de emergência do HUCAM, vítima de acidente automobilístico (moto x cavalo). Apresenta-se com Glasgow de 15, pupilas isocóricas e fotorreagentes. Frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto, descorado ++/4, com pressão arterial = 120 x 80 mmHg. À radiografia torácica, observa-se fratura de arcos costais inferiores à direita com derrame pleural ipsilateral, com presença de alças intestinais intratorácicas. A conduta mais apropriada é:
Responda às próximas duas perguntas baseados neste caso clínico e de acordo com as IV Diretrizes Brasileiras para Manejo da Asma. A mãe de uma menina de dois anos de idade relata na consulta pediátrica de rotina que sua filha “vive gripada”. Refere que a criança apresenta quadros repetidos de coriza, obstrução nasal e espirros. Praticamente toda semana precisa utilizar nebulização com beta 2 agonista para alívio de tosse e “cansaço”. Estes quadros ocorrem há cerca de um ano e melhora rápido quando nebuliza. No momento a criança está bem, sem queixas e no exame físico o pediatra observa lesões compatíveis com dermatite atópica. A mãe é asmática, mas não faz uso de medicação profilática: o pai fuma em casa. Qual a classificação proposta para o quadro de asma desta criança e qual conduta?