Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Assinale a afirmação CORRETA em relação ao tumor de Pancoast:

A
A história de dor corresponde sempre à presença de destruição óssea.
B
As metástases ganglionares não são frequentes.
C
A invasão da coluna significa, invariavelmente, uma contra-indicação cirúrgica.
D
A cirurgia envolve, obrigatoriamente, uma toracotomia póstero-lateral
E
Radioterapia em altas doses oferece chance de cura semelhante às de radioterapia + cirurgia.
Pré-escolar de 4 anos é atendido no Pronto-Socorro com crise de asma. Apresenta-se sonolento, cianótico, retrações subcostais e esternocleidomatoideas acentuadas, sibilos difusos, FR: 49 irpm, FC: 144 bpm, saturação de oxigênio 78%, espirometria com PFE < 30. A mãe relata a ocorrência de crises frequentes, "praticamente todos os dias", acordando sempre à noite, faltando muito à escola, com internação por asma este ano. Baseado na IV Diretriz Brasileira para o manejo de asma, a classificação da intensidade da crise é:
Um menino de 4 anos de idade apresenta-se com seu terceiro episódio de linfadenite cervical dolorosa. Cada crise foi tratada com incisão e drenagem, tendo sido isolado o Staphylococcus aureus. Na idade de 2 anos, ele precisou de aspiração cirúrgica de um abscesso hepático. O teste laboratorial mais importante para o diagnóstico desta paciente é:
A síndrome do desfiladeiro torácico refere-se à compressão dos vasos subclávios e dos nervos do plexo braquial na região do desfiladeiro torácico. A clínica inclui, em mais de 90% dos casos, sintomas de origem neurais. Quando do exame físico realizam-se manobras clínicas provocativas para avaliação destes pacientes. O teste que provoca uma compressão das estruturas neurovasculares na região subcoracoide pelo tendão do peitoral, pela cabeça do úmero ou pelo processo coracoide é conhecido como teste de:
Paciente vitima de “bala perdida” apresenta ferida penetrante na região lombar direita. Após reposição volêmica e cuidados constatou-se a presença de volumoso hematoma retroperitoneal na região perinefrética direita. Em qual das opções abaixo, após a laparotomia, encontramos a tática cirúrgica usada como via de acesso e a região anatômica a ser abordada cirurgicamente:
Compartilhar