Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Assinale a afirmação CORRETA em relação ao tumor de Pancoast:

A
A história de dor corresponde sempre à presença de destruição óssea.
B
As metástases ganglionares não são frequentes.
C
A invasão da coluna significa, invariavelmente, uma contra-indicação cirúrgica.
D
A cirurgia envolve, obrigatoriamente, uma toracotomia póstero-lateral
E
Radioterapia em altas doses oferece chance de cura semelhante às de radioterapia + cirurgia.
Paciente, 20 anos de idade, G1P0A0, dá entrada em serviço de emergência, com atraso menstrual de 15 dias, referindo dor em baixo ventre e sangramento por via vaginal há dois dias. Nega passado de DST. Ao exame, TA: 120 X 60 mmHg, PR: 70 bpm, temperatura de 36,8°C. Abdome plano, flácido e não doloroso à palpação. Ao toque, útero discretamente aumentado de volume, não doloroso. Não foram palpadas massas anexiais. Beta-HCG: 700 mUI/ml (terceiro padrão internacional). USG revela útero vazio e tumoração heterogênea de 1,5 cm, em região anexial esquerda. São fatores de risco para gravidez ectópica, exceto:
Um menino nasceu a termo por parto vaginal de mãe com 22 anos de idade. Logo após o nascimento, foi observado abdome escafoide, cianose e desconforto respiratório. As bulhas cardíacas foram ouvidas no lado direito do tórax e os sons respiratórios estavam diminuídos do lado esquerdo. Qual das opções a seguir será o próximo passo mais adequado na reanimação dessa criança?
O método mais apropriado para a identificação de um paciente com potencial de desenvolver uma diátese hemorrágica é:
Um paciente de 60 anos, masculino, ex-tabagista de 1 maço de cigarro por dia durante 40 anos, com diagnóstico de câncer de pulmão, procura o serviço de saúde de sua região com sintomas característicos de Síndrome de Veia Cava Superior. Todas as alternativas abaixo compõem essa síndrome, EXCETO:
Compartilhar