Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Assinale a afirmativa ERRADA sobre o calendário básico de vacinação da criança preconizado pelo Ministério da Saúde:

A
Ao nascer a criança deve receber BCG-ID em dose única e vacina contra hepatite B - 1ª dose.
B
A 2ª e a 3ª doses da vacina contra hepatite B devem ser aplicadas no final do 1º mês e no 6º mês, respectivamente.
C
Aos 6 meses a criança deverá receber as terceiras doses das vacinas contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, contra poliomielite e contra o vírus da hepatite B.
D
Aos doze meses a criança deverá receber dose única da tríplice viral Sarampo, rubéola e caxumba.
E
A vacina contra febre amarela só deverá ser feita aos dez anos de idade, exceto se viajar para áreas de risco; nesse caso, vacinar contra febre amarela 10 (dez) dias antes da viagem.
Paciente, 7 anos de idade, procedente da zona rural, é internado com quadro de dor abdominal há 3 dias em cólica de média intensidade, anorexia, tosse e febre diária de baixa intensidade. Ao exame, REG é nutricional, palidez cutaneomucosa. Abdome volumoso, SM visceromegalias, doloroso à palpação. Hemograma com 9400 leucócitos, 58% segm., 1% bast., 10% eosinófilo, anemia microcítica e hipocrômica moderada (Hb: 7,0; Ht: 26%), ausência de células anormais. RX de tórax com infiltrado inflamatório intersticial. O diagnóstico mais provável é:
Em relação à prevenção da rubéola, o Ministério da Saúde realizou, nos meses de agosto e setembro, uma grande campanha nacional para vacinar 70 milhões de pessoas. Sobre o comportamento atual (2008) da rubéola no Brasil, é correto afirmar que:
Um paciente de 42 anos, recentemente internado num leito de UTI, tem diagnóstico sindrômico de choque. Há poucos minutos foi colocado nesse paciente um cateter de Swan-Ganz, que permite medidas invasivas para acessar o tipo de choque corretamente. As medidas observadas permitem perceber as seguintes anormalidades: pressão capilar pulmonar ocluída reduzida, débito cardíaco reduzido e resistência vascular sistêmica aumentada. Com base nesses achados, esse paciente apresenta que tipo de choque?
Durante uma colecistectomia videolaparoscópica, em uma paciente de 40 anos, assintomática, foi indicada e realizada uma colangiografia transoperatória. O resultado evidenciou um colédoco de 8mm com uma imagem sugestiva de cálculo em seu interior. Dentre as condutas abaixo relacionadas, qual a mais apropriada na condução deste caso?
Compartilhar