Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Doenças Respiratórias

Assinale a afirmativa ERRADA sobre o calendário básico de vacinação da criança preconizado pelo Ministério da Saúde:

A
Ao nascer a criança deve receber BCG-ID em dose única e vacina contra hepatite B - 1ª dose.
B
A 2ª e a 3ª doses da vacina contra hepatite B devem ser aplicadas no final do 1º mês e no 6º mês, respectivamente.
C
Aos 6 meses a criança deverá receber as terceiras doses das vacinas contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, contra poliomielite e contra o vírus da hepatite B.
D
Aos doze meses a criança deverá receber dose única da tríplice viral Sarampo, rubéola e caxumba.
E
A vacina contra febre amarela só deverá ser feita aos dez anos de idade, exceto se viajar para áreas de risco; nesse caso, vacinar contra febre amarela 10 (dez) dias antes da viagem.
Menino de 1 ano que sofrera uma queda em andador foi trazido à emergência. A mãe relatou não ter havido perda de consciência, mas logo após o acidente ocorreram vários episódios de vômito e sonolência intercalados com quadro de agitação. À admissão, a criança encontrava-se em Glasgow 13, com pupilas isocóricas e fotorreagentes e com hematoma frontal. Não apresentava sinais de outros traumas associados nem deficit motor focal. Qual a conduta inicial mais adequada?
Trabalhadores de um frigorífico de bovinos, que utilizam força no manuseio de facões e mantêm os braços elevados acima do nível dos ombros, têm procurado o serviço médico por dores osteomusculares. O trabalho é executado em pé e a jornada diária atinge até 10 horas. Queixam-se comumente de dor intermitente na região dos ombros que piora com a elevação dos braços e dificuldades na abdução, na rotação externa e na manutenção dos braços elevados. O quadro clínico mais provável é:
“Tontura é um sintoma comum e muitas vezes aflitivo. Os pacientes usam o termo para descrever vários sintomas, inclusive os que parecem apropriados em termos semânticos (p. ex.: "cabeça leve", desmaio, sensação de rodopio, aturdimento) e outros enganosamente impróprios, como confusão mental, visão turva, cefaleia e formigamento. Além disso, alguns indivíduos com distúrbios da marcha causados por neuropatia periférica, mielopatia, espasticidade, parkinsonismo ou ataxia cerebelar queixam-se de "tontura", apesar de não haver vertigem ou outra sensação cefálica anormal. (...) Assim, anamnese detalhada é essencial para determinar exatamente que o que o paciente sente quando afirma: "Doutor, estou tonto". (...) Em termos práticos, ao fim da anamnese, a tontura pode ser classificada em três categorias: (1) desmaio, (2) vertigem e (3) outras sensações cefálicas. Enquanto médicos, nos deparamos com frequência com pacientes com queixa de “tontura” e, de nosso cuidado na coleta da história e no exame, dependem o adequado delineamento que daremos ao caso. Sobre o tema VERTIGEM, são feitas abaixo algumas afirmações. Assinale dentre elas apenas a INCORRETA:
Em uma unidade de atenção básica, chega para ser atendida uma paciente, de 43 anos, casada, que trabalha como balconista no comércio local. Na consulta, ao exame, apresenta: frequência cardíaca de 120 bpm, PA = 140 x 100 mmHg, ausculta cardíaca: ritmo regular, 2 tempos, sem sopro e sem desdobramentos. Queixa-se de poliúria no período dos sintomas e insônia nos últimos dois meses. Relata que é o quarto episódio no ano e que acontece quando tem problemas para resolver no trabalho. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar