Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Assinale a afirmativa incorreta com relação às manifestações clínicas do câncer de pulmão:

A
A maioria dos pacientes com sintomas decorrentes do tumor apresenta doença avançada por ocasião do diagnóstico.
B
Os tumores centrais costumam dar sintomas mais precocemente do que os tumores periféricos, sendo a tosse o sintoma mais frequente.
C
Nos tumores periféricos a dor torácica costuma ser o primeiro sintoma.
D
Hemoptise ocorre somente nos tumores centrais e constitui critério de avaliação de tumor avançado.
E
As metástases hepáticas e adrenais geralmente são assintomáticas e descobertas em exames de imagem durante o estadiamento do câncer.
Com relação ao uso do teste tuberculínico para o diagnóstico de tuberculose, considerar as assertivas abaixo: I - Resultados falso-negativos são comuns em pacientes imunodeprimidos. II - O resultado do teste pode indicar reator forte mesmo na ausência da doença. III - Em indivíduos imunocompetentes, um teste não reator é útil para excluir a doença. É (são) correta(s) a(s) assertiva(s):
Criança de 5 meses, iniciou há 2 dias com febre baixa, vômitos 02 vezes/dia e diarreia líquida, sem sangue ou pus, 6 vezes/dia, sem desidratação. São condutas efetuadas na emergência conforme programa do Ministério da Saúde:
RN prematuro, 31 semanas, muito baixo peso, no 3º dia de vida, encontra-se com balanço hídrico positivo, pulso amplos, taquicardia, taquipneia, hiperfluxo pulmonar, hepatomegalia e acianótico. O diagnóstico provável é:
Paciente do sexo feminino, 92 anos, sem antecedentes de doença cardiovascular apresenta dor crônica de joelho direito. Ao exame físico, observa-se aumento de calor e volume de joelho direito, atrofia significativa da coxa direita, limitação para extensão completa da articulação e presença de crepitação. Raio X de joelho D mostra diminuição do espaço articular, osteófitos e esclerose subcondral. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar