Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Assinale a afirmativa incorreta com relação às manifestações clínicas do câncer de pulmão:

A
A maioria dos pacientes com sintomas decorrentes do tumor apresenta doença avançada por ocasião do diagnóstico.
B
Os tumores centrais costumam dar sintomas mais precocemente do que os tumores periféricos, sendo a tosse o sintoma mais frequente.
C
Nos tumores periféricos a dor torácica costuma ser o primeiro sintoma.
D
Hemoptise ocorre somente nos tumores centrais e constitui critério de avaliação de tumor avançado.
E
As metástases hepáticas e adrenais geralmente são assintomáticas e descobertas em exames de imagem durante o estadiamento do câncer.
Criança com 8 anos do sexo feminino, vítima de queimadura severa. Na avaliação laboratorial apresentou nos primeiros dias após o acidente perda de nitrogênio. Qual das substâncias abaixo é a principal causadora destas perdas?
José Maria, 65 anos, desmaiou jogando uma partida de futebol. O SAMU 192 foi acionado e chegou em 10 minutos. Ao exame, ausência de respiração e pressão arterial no ECG asistolia. Foram realizadas manobras de reanimação cardior­repiratória durante 10 minutos, sem que fosse obtido sucesso. Os familiares chegaram assustados e informaram angina há 05 anos e diabetes do tipo 2. Dos quadros relatados abaixo, qual a mais provável causa mortis?
Mulher de 43 anos apresenta abaulamento em região inguinal logo abaixo do ligamento inguinal. Refere que este abaulamento fica doloroso quando realiza esforços físicos e que consegue com dificuldade reduzir o volume através de compressão. Classifique este tipo de hérnia:
Maria Santos, 25 anos, diabética tipo 1, desenvolveu insuficiência renal nos últimos 02 anos. Ainda não faz diálise. Seu hemograma apresenta hb; 9 g/dl ht; 28%. As hemácias são normocrômicas e normocíticas. Qual a causa correta?
Compartilhar