Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Assinale a afirmativa incorreta com relação às manifestações clínicas do câncer de pulmão:

A
A maioria dos pacientes com sintomas decorrentes do tumor apresenta doença avançada por ocasião do diagnóstico.
B
Os tumores centrais costumam dar sintomas mais precocemente do que os tumores periféricos, sendo a tosse o sintoma mais frequente.
C
Nos tumores periféricos a dor torácica costuma ser o primeiro sintoma.
D
Hemoptise ocorre somente nos tumores centrais e constitui critério de avaliação de tumor avançado.
E
As metástases hepáticas e adrenais geralmente são assintomáticas e descobertas em exames de imagem durante o estadiamento do câncer.
O diagnóstico de certeza de infecção urinária no lactente é feito por meio de:
Paciente com 52 anos, masculino, apresentando lesão cutânea ulcerada de 2 cm de diâmetro em perna direita, cuja biópsia incisional evidenciou MELANOMA MALIGNO do tipo nodular, com nível de espessura de Breslow de 3 mm e ausência de metástases à distância pelo estadiamento. Ao exame físico, a lesão não é fixa aos planos profundos, e os linfonodos inguinais não são palpáveis. A melhor conduta a seguir é:
No quadro clínico da leptospirose, podemos afirmar que:
Paciente, com 29 anos de idade, procura o pronto-socorro local em virtude de queimadura com água quente na coxa direita, ocorrida há 10 minutos enquanto preparava café. Queixa-se de dores no local da queimadura. Informa ter dado a luz há dois anos e o cartão de acompanhamento da gestante mostra que todo o esquema vacinal foi realizado adequadamente. A paciente está consciente, orientada, eupneica, hidratada, normocorada e afebril, Frequência cardíaca = 79bpm, Pressão arterial = 120x80mmHg. Ao exame local apresenta flictenas, eritema e edema em face anterior de coxa direita. Qual a conduta para o caso descrito?
Compartilhar