na forma difusa de esclerodermia o fenômeno de Raynaud costuma anteceder as manifestações sistêmicas por mais de 10 anos
B
o anticorpo anti Scl-70 (ou antitopoisomerase 1) está associado à presença da forma difusa de esclerodermia
C
a causa mais comum de morte em um paciente com esclerodermia é a miosite causando fraqueza de músculos respiratórios
D
o envolvimento esofágico é encontrado tanto na formas limitada como difusa de esclerodermia
E
A fibrose pulmonar é encontrada nas duas formas de esclerodermia, porém é mais comum na forma limitada do que na difusa.
Outras questões
O Polidrâmnio pode ser secundário à:
Você está fazendo uma consulta pré operatória numa mulher de 35 anos com feocromocitoma de 5cm na adrenal esquerda. Ela foi classificada como ASA III (P3). Todos os exames pré operatórios solicitados para o risco cirúrgico estão normais. Sua pressão arterial está 130 x 90 mmHg com uso de fenoxibenzamina 200mg, duas vezes ao dia, já há 3 semanas. Ela também tem recebido implementos de hidratação. Sua frequência cardíaca está em 140 batimentos por minuto. O que fazer?
Homem, 56 anos de idade, hipertenso, chega ao PS com quadro de tosse com expectoração amarelada, dispneia e febre há três dias. Nas últimas três horas vem se apresentando sonolento. Sinais vitais: PA = 80/30mmHg, FC = 130 bpm, TEC=4 seg, saturação O?= 90%, FR =30 ipm, Glasgow = 13, temperatura axilar = 38 °C, peso corporal=80 Kg. Qual a medida inicial mais importante para o controle pressórico?
Assinale a alternativa correta em relação ao estado de choque: