Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Reumatologia

Assinale a alternativa CORRETA:

A
na forma difusa de esclerodermia o fenômeno de Raynaud costuma anteceder as manifestações sistêmicas por mais de 10 anos
B
o anticorpo anti Scl-70 (ou antitopoisomerase 1) está associado à presença da forma difusa de esclerodermia
C
a causa mais comum de morte em um paciente com esclerodermia é a miosite causando fraqueza de músculos respiratórios
D
o envolvimento esofágico é encontrado tanto na formas limitada como difusa de esclerodermia
E
A fibrose pulmonar é encontrada nas duas formas de esclerodermia, porém é mais comum na forma limitada do que na difusa.
Pré-escolar de quatro anos, sexo masculino, e encaminhado ao ambulatório, pois a professora notou discreto desvio ocular à D há 30 dias. Nascido de parto prematuro: 34 sem, P: 2 Kg. Necessitou de oxigênio por 18 h devido a desconforto respiratório. Alta com 3 dias de vida. Mãe nega infecções durante a gestação. Ao ex.físico: estrabismo com esotropia D e reflexo pupilar embranquecido. A hipótese mais provável é:
Mulher de 52 anos de idade, diabética há 5 anos controlada com metformina, gliclazida e dieta. Foi a uma consulta no oftalmologista e o fundo de olho está mostrado a seguir. É possível observar no fundo de olho: (Conforme imagem do caderno de questões)
A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário, o Toxoplasmose Gondii. Estão a ela relacionados as seguintes doenças, com exeção:
Ao investigar queixa vertiginosa de paciente, um médico de família executa manobra semiológica que sugere posição anormal de otólitos no ouvido interno direito. Ele decide então executar a manobra de Epley para reposicionamento dos otólitos. Qual número representa a figura com a última posição que o paciente deve assumir antes de ser levado à ortostase?
Compartilhar