Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Reumatologia

Assinale a alternativa CORRETA:

A
na forma difusa de esclerodermia o fenômeno de Raynaud costuma anteceder as manifestações sistêmicas por mais de 10 anos
B
o anticorpo anti Scl-70 (ou antitopoisomerase 1) está associado à presença da forma difusa de esclerodermia
C
a causa mais comum de morte em um paciente com esclerodermia é a miosite causando fraqueza de músculos respiratórios
D
o envolvimento esofágico é encontrado tanto na formas limitada como difusa de esclerodermia
E
A fibrose pulmonar é encontrada nas duas formas de esclerodermia, porém é mais comum na forma limitada do que na difusa.
Paciente idoso, dependente de familiares para ingestão de água e alimentos, é trazido para realização de desbridamento na região do pé, foram solicitados exames pré-operatórios e constatado sódio sérico de 172 mEq/L, a correção rápida deste íon pode resultar em:
Menino, 4 anos, previamente sadio apresenta quadro de edema generalizado, PA 90 X 50 mmHg; albumina sérica 1 g/dl; colesterol total 560 mg/dl, níveis de complemento e enzimas hepáticas normais. O diagnóstico mais provável é:
Mulher, 23 anos, tabagista 30 maços/ano, índice de massa corpórea = 30 kg/m², comparece ao seu consultório em uso de Warfarin por trombose venosa profunda no membro inferior esquerdo há 2 meses. Apresenta dosagem de anticardiolipina IgG de 60 unidades GPL. Quanto aos aspectos diagnósticos da síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAAF) marque o correto:
Em relação à suplementação de vitaminas A e D para crianças em fase de desmame, considerar as assertivas abaixo: I- Esta suplementação é necessária para recém-nascidos. II- A dose de suplementação de vitamina D recomendada é de 200 UI. III- A vitamina D deve ser suplementada somente para recém-nascidos a termo. É(São) correta(s) a(s) assertiva(s):
Compartilhar