Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Reumatologia

Assinale a alternativa CORRETA:

A
na forma difusa de esclerodermia o fenômeno de Raynaud costuma anteceder as manifestações sistêmicas por mais de 10 anos
B
o anticorpo anti Scl-70 (ou antitopoisomerase 1) está associado à presença da forma difusa de esclerodermia
C
a causa mais comum de morte em um paciente com esclerodermia é a miosite causando fraqueza de músculos respiratórios
D
o envolvimento esofágico é encontrado tanto na formas limitada como difusa de esclerodermia
E
A fibrose pulmonar é encontrada nas duas formas de esclerodermia, porém é mais comum na forma limitada do que na difusa.
Uma criança de quatro meses apresenta a seguinte avaliação em relação à pesquisa dos marcos do desenvolvimento para a sua faixa etária (dos 4 aos 6 meses). Marcos presentes: busca ativa de objetos, já leva objetos à boca e localiza o som. Marco ausente: Não muda de posição ativamente (rola). Os marcos de desenvolvimento das faixas etárias anteriores estão todos presentes. De acordo com essa avaliação, qual a impressão diagnóstica CORRETA e a respectiva conduta recomendada na Caderneta de Saúde da Criança?
Criança de 45 dias de vida, previamente hígida e recebendo aleitamento materno com exclusividade, é atendida no pronto atendimento com história de vômitos persistentes, sem febre ou diarreia. A criança está irritada e desidratada. Os seus exames complementares mostram pH: 7,15, bicarbonato: 11, ureia: 45 mg/dL, creatinina: 0,4mg/dL, Na: 115 mEq/L e K: 5,9 mEq/L. As evidências acima indicam que a causa mais provável desse quadro clinico é:
Um recém-nascido com 30 semanas de idade gestacional e com peso de 1.200 gramas estava irritado e recusando o leite materno. No terceiro dia de internação na unidade de terapia intensiva neonatal, iniciou com dieta enteral. Após 4 dias, apresentou náuseas, vômitos e resíduo gástrico de aspecto bilioso. Evoluiu para distensão abdominal e evacuação de fezes com sangue. A radiografia simples de abdome mostrava significativa distensão de alças e pneumatose intestinal. O mais provável diagnóstico para esse recém-nascido é:
No caso de uma ecocardiografia de um recém-nascido que confirma o diagnóstico pré-natal de uma cardiopatia congênita denominada Tetralogia de Fallot, pode-se afirmar que:
Compartilhar