Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Reumatologia

Ortopedia

Assinale a alternativa CORRETA:

A
a causa mais comum de síndrome do escaleno é costela cervical.
B
a colagenose mais comumente associada à presença do fenômeno de Raynaud é o lúpus.
C
pacientes com tendinite do supraespinhoso devem ter manobra de Yergason positiva.
D
pacientes com síndrome do túnel do carpo não tratada podem desenvolver atrofia da musculatura tenar.
E
A manobra de Fabere é executada para estudo da articulação do ombro.
Em relação à queimaduras, considerar as assertivas abaixo: I - Deve ser internado o paciente com queimadura de 2º grau que envolva mais de 20% da superfície corporal. II - Em grandes queimados, o débito urinário deve ser mantido em, pelo menos, 0,5 ml/kg/h, e a frequência cardíaca, em até 120 bpm. III - Uma das fórmulas mais utilizadas na reposição volêmica (fórmula de Parkland) sugere o uso de solução de ringer lactato a 4 ml/kg/h percentual de superfície queimada. É (são) correta (s) a (s) assertiva (s):
Paciente do sexo feminino, 92 anos, sem antecedentes de doença cardiovascular apresenta dor crônica de joelho direito. Ao exame físico, observa-se aumento de calor e volume de joelho direito, atrofia significativa da coxa direita, limitação para extensão completa da articulação e presença de crepitação. Raio X de joelho D mostra diminuição do espaço articular, osteófitos e esclerose subcondral. Qual o diagnóstico mais provável?
Paciente do sexo masculino, 45 anos, vítima de acidente automobilístico, por apresentar hematoma intra-hepático, sem hemoperitônio ou necessidade de procedimento operatório, é acompanhado com tomografia computadorizada. Oito dias após, evolui com icterícia, dor no quadrante superior direito, mal estar e melena. O exame a ser realizado e o provável diagnóstico são, respectivamente:
O diagnóstico de angina de peito é melhor sugerido por qual dos procedimentos abaixo:
Compartilhar