Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Hematologia

Assinale a alternativa correta:

A
Linfomas não-Hodgkin são relativamente frequentes e menos agressivos, de localização exclusivamente nodal supradiafragmática.
B
O linfoma Hodgkin em geral tem pior prognóstico em relação ao não-Hodgkin, e apresenta localização preferencialmente extranodal e visceral.
C
Gamopatias monoclonais de origem indeterminada tem rápida evolução e se associam com anemia, hipercalcemia, insuficiência renal e fraturas patológicas.
D
A leucemia linfoide crônica pode se manifestar com volumosas hepato-esplenomegalias e com a presença de cromossoma Philadelphia.
E
O auto-transplante de medula óssea pode ser uma alternativa terapêutica em pacientes com leucemia mieloide aguda, porém podem evoluir com recidiva em cerca de 20% dos casos.
Homem, 80 anos de idade, saudável previamente, deu entrada às 19 horas no pronto-socorro, confuso e sonolento. Acompanhante relatou que o mesmo almoçou e foi dormir durante uma hora, como faz todos os dias, porém, acordou nesse estado e mantém-se assim até o momento. Assinale a alternativa correta:
Uma mulher de 30 anos é submetida a uma laparotomia exploradora de uma possível apendicite aguda. No procediemento cirurgico, é descoberto um divertículo cecal roto. Processo inflamatório local, embora não haja uma peritonite difusa manifesta. O tratamento de preferência é:
O risco de desenvolvimento de carcinoma da vesícula biliar em pacientes portadores de litíase vesicular está especialmente relacionado a:
Em relação ao uso de terapia de suporte nutricional (TSN) em pacientes internados com desordens graves no trato gastrointestinal (TGI) é INCORRETO afirmar:
Compartilhar