Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Hematologia

Assinale a alternativa correta:

A
Linfomas não-Hodgkin são relativamente frequentes e menos agressivos, de localização exclusivamente nodal supradiafragmática.
B
O linfoma Hodgkin em geral tem pior prognóstico em relação ao não-Hodgkin, e apresenta localização preferencialmente extranodal e visceral.
C
Gamopatias monoclonais de origem indeterminada tem rápida evolução e se associam com anemia, hipercalcemia, insuficiência renal e fraturas patológicas.
D
A leucemia linfoide crônica pode se manifestar com volumosas hepato-esplenomegalias e com a presença de cromossoma Philadelphia.
E
O auto-transplante de medula óssea pode ser uma alternativa terapêutica em pacientes com leucemia mieloide aguda, porém podem evoluir com recidiva em cerca de 20% dos casos.
<P>Uma mulher de 31 anos apresenta quadro clínico sugestivo de pielonefrite. Sedimento urinário mostrou piúria e a urocultura crescimento de 10³ unidades formadoras de colônia/ml de Proteus mirabilis. A presença deste germe faz suspeitar de: </P>
Pré-escolar, 3 anos e 6 meses, é levado ao ambulatório com história de febre há 3 semanas associada à dor intensa em membro inferior direito, sem relato de trauma local. Ao exame físico, apresenta palidez cutâneo-mucosa, linfonodomegalia cervical indolor medindo cerca de 2 cm e esplenomegalia. O hemograma revelou anemia, leucopenia e plaquetopenia. A principal hipótese diagnóstica, neste caso, é:
Criança de 2 anos de vida, com diarreia mucossanguinolenta, começa a apresentar irritabilidade e redução da diurese. Ao exame, apresenta pressão arterial de 130/96 mmHg. Hemograma com hematócrito de 29%, com hemoglobina de 8 g/dl e fragmentos eritrocitários. Ureia sérica de 123 mg/dl, creatinina de 1,1 mg/dl. No 6º dia de evolução, começa com edema periférico e convulsão. O agente infeccioso mais provável neste caso é:
Considere as afirmações em relação ao diagnóstico da meningite bacteriana. I - Os sinais de Kernig e Brudzinski frequentemente estão ausentes em lactentes, abaixo dos 12 meses, com meningite bacteriana. II - O edema de papila está presente em aproximadamente metade dos casos de meningite bacteriana em crianças escolares. III - Em lactentes, proteinorraquia de 35 mg/dl e pressão de abertura de 70 mm H2O sugerem etiologia bacteriana. Qual a alternativa correta?
Compartilhar