Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Reumatologia

Assinale a alternativa correta:

A
Os principais órgãos envolvidos na Febre Reumática são: coração, cérebro, pulmão, pele, tecido celular subcutâneo.
B
Todos os pacientes com Febre Reumática tiveram uma faringite por Streptococus sintomática previamente
C
A miocardite reumática se manifesta raramente como taquicardia sinusal desproporcional ao grau da febre, com ou sem outros sintomas de insuficiência cardíaca
D
As alternativas A, B e C estão corretas
E
A lesão patognomônica da cardite é o nódulo de Aschoff
Assinale a alternativa que NÃO está associada com aumento do risco de acidente vascular cerebral em pacientes com fibrilação atrial.
Mulher, 57 anos, observou aumento de volume da região cervical anterior há 6 meses. No exame físico foi palpado, em região do lobo direito da tireoide, um nódulo de 2x3 cm, de consistência fibroelástica, indolor, não aderido aos planos profundos. Exame laboratorial: TSH = 1,0 mUI/L (normal = 0,4–4,0). Com relação à abordagem dos nódulos tireoideanos, assinale a alternativa INCORRETA.
São causas de baqueteamento digital, EXCETO:
Paciente de 38 anos, masculino, portador de hepatite C apresenta há 6 semanas lesões papulares eritematovioláceas em tornozelos e punhos e lesões reticulares esbranquiçadas em mucosa jugal e lábios. Refere prurido intenso e aparecimento de lesões lineares em áreas de escoriação. Ao exame, é possível perceber linhas esbranquiçadas reticuladas no topo das pápulas. Com relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
Compartilhar