Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Assinale a alternativa correta:

A
A síndrome do ovário policístico é a segunda causa mais comum de anovulação e infertilidade feminina.
B
O volume de espermatozoide considerado normal é acima de 1,0ml, com mais de 20% de formas normais.
C
A melhor técnica para o diagnóstico da doença tubária e peritoneal é a hisberossalpingografia.
D
O baixo índice de massa corporal também pode causar anovulação e infertilidade em mulheres possivelmente por perturbação hipolsária.
E
Os distúrbios da ovulação são responsáveis por 30 a 40% dos casos de infertilidade feminina.
Homem de 80 anos vai ao consultório médico referindo indisposição e hiporexia de início há três meses. Faz uso de Sinvastatina e Doxazosina para tratamento de dislipidemia, hipertensão arterial e hiperplasia prostática benigna de longa data. Fez um hemograma que mostrava: Ht 29%; VCM 82 fl; RDW 14%; série branca e plaquetária normais; e tinha um VHS de 42 mm. Ao exame clínico, estava levemente descorado e emagrecido, sem outras alterações. A causa mais provável da anemia desse paciente é
Paciente de 19 anos, sexo feminino, deu entrada na Sala de Reanimação do Hospital com quadro de confusão mental, febre (39ºC), queda do estado geral e cansaço aos mínimos esforços há dois dias. Acompanhante relata o início súbito dos sintomas. Há dois dias a paciente estava hígida e não havia antecedentes dignos de nota. O exame físico demonstra palidez cutânea mucosa, confusão mental e rebaixamento do nível de consciência, sem outras alterações. Exames complementares: Hb/Ht: 8,5/26 (VCM: 85/HCM: 28); leucócitos: 20.000 (meta: 0/bast: 3/segmentados: 65/eosinófilos: 2/basófilos: 1/linfócitos: 25/monócitos:4%); plaquetas: 98.000; ureia/creatinina: 180/2,2; Na/K: 145 mEq/L/4, 4 mEq/L; glicose: 98 mg/dl; DHL: 1080; VHS 110. Análise morfológica do sangue periférico revela anisocitose (2+), com presença de esquizócitos em moderada quantidade. Para esse caso, a principal hipótese diagnóstica é:
Menina 6 anos foi atendida com quadro de febre, dispneia, e sopro cardíaco. A radiografia de tórax apresentava cardiomegalia e sinais de edema agudo de pulmão. Há 18 dias teve escarlatina. O quadro atual pode corresponder à:
Gestante de 37 anos, com data da última menstruação em 28 de julho de 2008 chega ao consultório para primeira consulta pré-natal, no dia 30 de outubro de 2008, referindo ter dois filhos nascidos por parto normal e ter realizado uma curetagem por abortamento. Refere que o primeiro filho nasceu pesando 2400 gramas com 39 semanas de gestação. O segundo pesou, ao nascer, com 33 semanas de gestação, 2100 gramas, após duas semanas internada com a “bolsa rota” e sem contrações. Com base no texto, escolha a alternativa que aponte respectivamente: data provável do parto e idadegestacional na ocasião da consulta.
Compartilhar