Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Infectologia

Neurologia

Dermatologia

Cirurgia Geral

Assinale a alternativa correta:

A
Higienização de mãos com álcool gel é considerada suficiente, dispensando-se a lavação, apenas em situações em que o acesso a água e sabão são difíceis (como durante o transporte em ambulâncias).
B
Pacientes com tuberculose pulmonar devem ser colocados em isolamento de gotículas, que inclui o uso de máscaras cirúrgicas ou de procedimento.
C
Uso de luvas de procedimento dispensa higienização de mãos após sua remoção.
D
Como forma de prevenir infecção em sítio cirúrgico, a tricotomia deve ser realizada imediatamente antes cirurgia com aparelho elétrico.
E
Isolamento de contato significa apenas que luvas deverão ser usadas ao se ter contato com mucosas, pele não íntegra, excreções, secreções e sangue.
Paciente, sexo masculino, 1 ano e 7 meses de idade, é admitido com aumento de volume abdominal há 4 dias, acompanhado de vômitos com eliminação de áscaris, tosse seca intermitente e olhos amarelos há um dia. Nos antecedentes, prematuro (34 semanas), diagnosticada falcemia (SS) pelo teste de triagem neonatal. Ao exame físico, descorado, desidratado, ictérico, afebril, com abdome distendido, hipertimpânico, com ruidos diminuídos, doloroso à palpação, evoluindo com piora da dor abdominal, parada de eliminação de gases e fezes, febre, taquicardia e taquipneia. Leucograma com 16 mil leucócitos, sendo 81% de neutrófilos com 4% de bastões. O diagnóstico mais provável é:
Estivador de 32 anos com um quadro de artrite em joelho esquerdo há 2 dias e refere que há 10 dias apresentou uma poliartralgia migratória assimétrica, mialgia, exantema e febre que melhoraram nos três últimos dias. Qual o diagnóstico mais provável deste paciente?
Mulher de 32 anos com fraqueza muscular proximal associada a eritema malar e esclerodactilia. Na tomografia de tórax, foi visualizada uma hipertensão arterial pulmonar. Nos exames laboratoriais, apresenta um fator antinuclear e um anti-RNP positivos. Qual o diagnóstico mais provável?
Em relação às principais síndromes geriátricas, é correto afirmar, exceto:
Compartilhar