Higienização de mãos com álcool gel é considerada suficiente, dispensando-se a lavação, apenas em situações em que o acesso a água e sabão são difíceis (como durante o transporte em ambulâncias).
B
Pacientes com tuberculose pulmonar devem ser colocados em isolamento de gotículas, que inclui o uso de máscaras cirúrgicas ou de procedimento.
C
Uso de luvas de procedimento dispensa higienização de mãos após sua remoção.
D
Como forma de prevenir infecção em sítio cirúrgico, a tricotomia deve ser realizada imediatamente antes cirurgia com aparelho elétrico.
E
Isolamento de contato significa apenas que luvas deverão ser usadas ao se ter contato com mucosas, pele não íntegra, excreções, secreções e sangue.
Outras questões
A epilepsia parcial benigna é um tipo comum de epilepsia parcial na infância, com excelente prognóstico, com pico de incidência entre os 9 e 10 anos de idade, ocorrendo durante o sono em 75% dos pacientes que apresentam crises parciais com sinas motores e somatossensoriais confinados à face. O padrão do EEG apresenta focos de ponta repetidas na área centrotemporal ou rolândica com a atividade da base normal. A droga preferida para o controle dessas crises é:
Quanto à classificação das rinossinusites em adultos e crianças, pode-se afirmar que:
No que concerne aos fatores predisponentes ambientais e sociais para o desenvolvimento das otites médias, está correto afirmar que:
Dr. Joselito recebe, na Clínica da Família Bárbara Starfield, um paciente de 12 anos acompanhado da mãe. Esta refere que o filho, na noite anterior, iniciou de forma súbita um quadro de febre, calafrios, dor de garganta intensa, cefaleia e dor abdominal. Ao exame físico, o Dr. Joselito encontrou orofaringe hiperemiada com exsudato, petéquias no palato mole e adenite cervical anterior dolorosa. Tendo em vista o quadro clínico apresentado, a principal hipótese diagnóstica é: