O consumo de etanol potencializa as lesões hepáticas causadas pela cocaína, possivelmente dependente do sistema enzimático CP-450.
B
O uso de metanfetamina (ecstasy) afeta diversos órgãos e sistemas, porém, o fígado, graças à sua extrema capacidade de regeneração, não é afetado.
C
A hepatite crônica ativa em alcoólatras apresenta aspectos histológicos absolutamente distintos das hepatites crônicas ativas causadas por vírus.
D
Um porcentual significativo de pacientes alcoólatras evolui com hepatite alcoólica, que é caracterizada como uma lesão hepática irreversível.
E
Todas as alternativas acima citadas estão corretas.
Outras questões
Uma pré-escolar de 3 anos, portadora de síndrome nefrótica, chega ao pronto-socorro com história de febre e dor abdominal há um dia. Ao exame físico a criança apresenta-se toxemiada, febril (40 °C), com FC = 120 bpm, FR = 32 rpm e PA = 75 × 55 mmHg. À palpação abdominal a menor apresenta dor difusa e ascite. Suspeita-se de peritonite. Neste caso, o agente mais provável causador desta condição é:
Um escolar de 9 anos vinha sendo tratado de pneumonia há 2 dias e chega ao pronto-socorro com quadro de insuficiência respiratória. A criança está hipoxêmica e requer oxigenoterapia. O exame radiológico mostra grande derrame pleural à direita. O patógeno mais provável, entre os citados, para a pneumonia desta criança é:
Lactente de 45 dias é atendido no pronto-socorro com quadro de bronquiolite viral aguda. Mãe relata prematuridade de 35 semanas, AIG, não necessitando de cuidados ventilatórios. Exame físico: regular estado geral, dispneica, FR: 72 irpm, sem tiragem ou batimento de aletas nasais, MV presente e diminuído universalmente, com sibilos esparsos. Exames complementares: saturação de O? de 95% em repouso; RX de tórax: pulmões hiperinsuflados com reforço da trama broncovascular. O pediatra assistente decide pela internação hospitalar. As alterações clínicas ou laboratoriais que determinaram essa decisão foram:
Conforme o Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, na Portaria Conjunta Nº 125, de 29 de março de 2009, que define as ações de controle da hanseníase, em relação às recomendações sobre o uso da vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guërin) para os contatos intradomiciliares de hanseníase, entre as alternativas abaixo, assinale a alternativa CORRETA: