Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Assinale a alternativa CORRETA:

A
O consumo de etanol potencializa as lesões hepáticas causadas pela cocaína, possivelmente dependente do sistema enzimático CP-450.
B
O uso de metanfetamina (ecstasy) afeta diversos órgãos e sistemas, porém, o fígado, graças à sua extrema capacidade de regeneração, não é afetado.
C
A hepatite crônica ativa em alcoólatras apresenta aspectos histológicos absolutamente distintos das hepatites crônicas ativas causadas por vírus.
D
Um porcentual significativo de pacientes alcoólatras evolui com hepatite alcoólica, que é caracterizada como uma lesão hepática irreversível.
E
Todas as alternativas acima citadas estão corretas.
Mulher de 29 anos, usuária de DIU há 1 ano, chega ao pronto-socorro com dor em fossa ilíaca direita de início súbito, acompanhada de tontura, náuseas e escurecimento visual e sangramento vaginal. Referia última menstruação há cerca de 40 dias. Ao exame, está descorada, PA 80x40 mmHg, pulso de 110 bat/mim. Abdome tenso, doloroso em fossa ilíaca direita, com descompressão brusca presente. Observa-se sangramento pelo colo uterino, colo impérvio, útero discretamente aumentado e doloroso, abaulamento do fórnice vaginal posterior. Qual é o diagnóstico mais provável?
Na primeira consulta de pré-natal, paciente de 32 anos, 2G 1P normal há 2 anos, informa ter tipo sanguíneo O Rh negativo. Não sabe qual o tipo sanguíneo do seu filho nem do pai do bebê que está esperando. O obstetra solicita teste de coombs indireto, que é positivo (menor que 1/16). Está com 8 semanas de gestação. O que deve ser feito?
Uma família de baixa renda é constituída pelos pais e 3 filhos, de 2, 5 e 11 anos. Todos dormem em um único cômodo em sua residência. A criança de 5 anos é acometida por meningite por Pneumococo. Em relação à profilaxia, ela deve ser feita:
O município de Fortaleza apresentou nos últimos anos (2005 e 2006) uma média de 13.000 casos de dengue de todas as formas (com uma média de 120 casos de dengue hemorrágico e de 10 mortes por dengue). Em uma sessão científica em sua unidade básica de saúde da família, está havendo uma discussão sobre a importância do diagnóstico precoce e manejo das formas graves de dengue. Qual dos conjuntos de sinais abaixo seria indicador de alerta para formas graves de dengue?
Compartilhar