Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Infectologia

Hematologia

Cirurgia Geral

Assinale a alternativa correta:

A
a síndrome de resposta inflamatória sistêmica pressupõe a existência de infecção.
B
a hemocultura positiva é critério essencial para caracterizar a sepse grave.
C
as complicações da sepse incluem a síndrome do desconforto respiratório do adulto, a coagulação intravascular disseminada e a insuficiência renal.
D
as dosagens de proteína C-reativa e de lactato não têm valor prognóstico na sepse.
E
o uso de proteína C-ativada, a corticoterapia, a ventilação mecânica protetora e o controle glicêmico intensivo são medidas abandonadas na abordagem terapêutica atual do paciente séptico.
Um recém-nascido de 35 semanas de idade gestacional apresenta aos cinco minutos de vida, frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto, respiração irregular, acrocianose, somente movimentos de extremidades e alguma expressão facial durante a aspiração com sonda. Após realizar as manobras de reanimação neonatal, o paciente pesou 2300 gramas e encontra-se taquipneico, gemente, com batimento de asa de nariz e tiragem subcostal. Assinale a alternativa CORRETA em relação às manobras de reanimação e distúrbios respiratórios do período neonatal:
Quanto à anatomia patológica das fraturas do colo do fêmur, é CORRETO afirmar:
Na Classificação de Salter-Harris para as lesões que envolvem a fise, a combinação entre lesão fisária e fratura intra-articular, corresponde ao tipo:
Criança de 10 meses apresenta febre há 24 horas. Ao chegar ao pronto atendimento, a Tax é 37,8°C, com leve hiperemia da orofaringe, sem sinais de irritação no SNC, com demais dados do exame físico normais. A seguir, apresenta, logo após aumento rápido da temperatura para 38,8°C, crise convulsiva tônico-clônica generalizada, com duração de 4 minutos. Em relação a esta situação são apresentadas as seguintes assertivas: I. O risco de recorrência de crises convulsivas é maior devido à idade desta criança. II. A história familiar positiva para este tipo de crise reforça a hipótese diagnóstica. III. Nesta idade acontece o pico de ocorrência do 1º episódio deste tipo de crise. Qual é a alternativa CORRETA?
Compartilhar