Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Assinale a alternativa CORRETA:

A
Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, predominando a forma não alérgica em crianças.
B
Fungos são os alérgenos inalantes desencadeantes de alergia respiratória mais frequentes no Brasil.
C
Em lactentes sibilantes, a história pessoal de eczema atópico e histórico de pais com asma são os fatores preditivos mais importantes para o desenvolvimento de asma.
D
Em crianças, o tratamento da rinite alérgica tem pequena influência sobre a evolução da asma.
Assinale a alternativa incorreta.
Paciente com três anos de idade, do sexo masculino, com febre alta há 5 dias e irritabilidade importante. Está usando apenas dipirona VO. Ao exame físico detecta-se: exantema polimorfo mais intenso em tronco sem lesões em alvo, eritema de palmas e plantas, hiperemia conjuntival bilateral, adenomegalia cervical anterior e posterior dolorosa, língua em framboesa, com lábios rachados e sem alterações em amígdalas palatinas. A principal hipótese diagnóstica é:
Um paciente no 9º dia de pós-operatório de ressecção intestinal, por diverticulite complicada, apresenta hipertermia, em torno de 38 ºC, desconforto e dor no hemitórax direito, com irradiação para a região supraclavicular ipsilateral. Assinale a alternativa correta, em relação ao diagnóstico presuntivo:
Em um paciente com queimadura de face e tórax, sofridas no decorrer de um incêndio, e que apresenta chamuscamento de vibrissas nasais, suspeitou-se de lesão inalatória por fumaça. A broncoscopia solicitada revelou apenas hiperemia das vias aéreas e presença de fuligem infraglótica. A gasometria mostrou PaO2 = 90 mmHg e PaCO2 = 30 mmHg. A conduta inicial, nesse caso, deve incluir:
Compartilhar