Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Hematologia

Assinale a alternativa correta:

A
Linfomas não-Hodgkin são relativamente frequentes e menos agressivos, de localização exclusivamente nodal supradiafragmática.
B
O linfoma Hodgkin em geral tem pior prognóstico em relação ao não-Hodgkin, e apresenta localização preferencialmente extranodal e visceral.
C
Gamopatias monoclonais de origem indeterminada tem rápida evolução e se associam com anemia, hipercalcemia, insuficiência renal e fraturas patológicas.
D
A leucemia linfoide crônica pode se manifestar com volumosas hepato-esplenomegalias e com a presença de cromossoma Philadelphia.
E
O auto-transplante de medula óssea pode ser uma alternativa terapêutica em pacientes com leucemia mieloide aguda, porém podem evoluir com recidiva em cerca de 20% dos casos.
Paciente do sexo feminino, 65 anos, com nódulo na tireoide identificado em exame físico, com 2,0 cm de diâmetro, endurecido, em lobo esquerdo. Realizada ultrassonografia da glândula tireoide, caracterizando nódulo sólido de 2,0 cm em lobo esquerdo e nódulo de 1 cm no lobo direito, e com laudo final de "bócio multinodular". A melhor conduta seria:
Sobre os tumores hepáticos benignos, é correto afirmar que:
Sobre as lesões pré-malignas do colo uterino, está correto:
Paciente com 6 meses de idade apresenta, ao despertar e ao adormecer, 5 a 10 contrações rápidas em flexão dos membros superiores, repetidas, acompanhadas de queda da cabeça. O eletroencefalograma é compatível com hipsarritmia. No exame clínico, observa-se leve atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, manchas hipocrômicas em forma de chama de vela e no estudo de imagem nódulos hiperdensos subependimários. Apresenta antecedente de rabdomioma do coração que está em remissão. Assinale os diagnósticos e o tratamento indicado.
Compartilhar