Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Assinale a alternativa CORRETA:

A
Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, predominando a forma não alérgica em crianças.
B
Fungos são os alérgenos inalantes desencadeantes de alergia respiratória mais frequentes no Brasil.
C
Em lactentes sibilantes, a história pessoal de eczema atópico e histórico de pais com asma são os fatores preditivos mais importantes para o desenvolvimento de asma.
D
Em crianças, o tratamento da rinite alérgica tem pequena influência sobre a evolução da asma.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) vem sendo ampliado ao longo dos anos. Dentre as ações, devido às imunizações contempladas pelo PNI, podemos destacar:
Toda criança nascida em território nacional tem o direito ao Teste de Triagem Neonatal (Teste so Pezinho). O momento para a coleta não deve ser inferior a 48 horas de amamentação e superior a 30 dias, sendo o ideal entre o 3º e o 7º dia de vida. O Programa Nacional de Triagem Neonatal prevê o diagnóstico das seguintes doenças:
A infecção de parede abdominal na operação cesariana tem incidência em torno de 7% e representa a principal causa de infecção puerperal. Assinale dentro das afirmativas abaixo relacionadas, aquela que é falsa.
Adolescente do sexo masculino, 14 anos e 6 meses, vem à consulta para acompanhamento ambulatorial. O exame físico revela: volume testicular 3,8 ml; pelos longos e finos na base do pênis; estatura 147 cm (<p3); peso 39 kg (<p3). Velocidade de crescimento: 2,5 cm/ano. Estatura materna: 141 cm, estatura paterna: 160 cm. A principal hipótese diagnóstica neste caso é:
Compartilhar