Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Assinale a alternativa correta, com relação à toxoplasmose na gestação.

A
O quadro clínico da toxoplasmose fecha o diagnóstico.
B
O risco de infecção fetal é diretamente proporcional à idade gestacional.
C
O tratamento fetal só é indicado quando o diagnóstico é feito no primeiro trimestre.
D
O diagnóstico fetal não é possível através do líquido amniótico nem do sangue do cordão umbilical.
E
Tratando-se a mãe precocemente, impede-se a transmissão fetal.
Paciente de 72 anos comparece a unidade básica de saúde (UBS) queixando-se de sintomas do trato urinário baixo (disúria, aumento da frequência e jato fraco). Refere ser portador de diabetes tipo 2, hipertensão arterial crônica e hepatite C em atividade. O exame físico revelou próstata de aproximadamente 60 gramas, lisa e com consistência parenquimatosa. Neste momento quais exames devem ser solicitados?
No caso de uma paciente, 78 anos, que apresente quadro de tonturas, com instabilidade e quedas recorrentes, deve-se investigar, EXCETO
A insuficiência venosa crônica pode ser avaliada com anamnese e exame físico minucioso. A classificação "CEAP" tem por finalidade facilitar o entendimento da doença. Quais os critérios de categoria e classificação que são utilizados?
O tipo mais comum de trauma genitourinário é o traumatismo fechado causado pela queda contra um objeto duro, chamada de "queda a cavaleiro" ou lesões em "selim", em que a uretra bulbar é esmagada contra os ramos púbicos. A presença de sangue no meato uretral, edema, equimose peniana ou perineal e dificuldade para urinar são apresentações clinicas típicas. Por qual motivo deve-se evitar o cateterismo uretral antes de uma avaliação radiográfica?
Compartilhar